Colagista da Maré defende a arte para descolonização

Data:

O painel de imagens da edição de setembro do Maré de Notícias destaca o trabalho da artista Stefany Vital da Silva, mareense de 23 anos. Produtora cultural, pesquisadora, artista multidisciplinar e gestora do brechó Jeans Ancestral, a colagista mora na Rubens Vaz. “Eu me considero e me afirmo como redatora dos saberes daqueles que vieram antes e de quem está por vir”, diz.

“Inicialmente a minha identificação com a colagem vem antes mesmo de saber que seria uma conexão com o saber ancestral. Aos 10 anos eu utilizava colagens para encapar os cadernos escolares que recebia da Prefeitura pois não me identificava com eles. Minha mãe, à época, não tinha uma condição financeira tão boa para investir em cadernos de personagem. Na ausência da identificação e na não identificação, comecei a usar a colagem para me expressar”.

Stefany conta que a relação com as múltiplas facetas da realidade tem, na história dos seus familiares  — em boa parte, nordestinos da zona rural da Paraíba — “um encantamento para manter vivas nossa história e memória”. Para unir meios como fotografias, relatos orais, saberes dos mais velhos e tecnologia, ela usa ”a técnica da colagem como ferramenta de comunicação de sentidos; que seja importante e grandioso para quem vê”. 

Confira o trabalho de Stefany nas imagens a seguir:

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Pré-matrícula de novos alunos nas escolas do município começa hoje

Este ano as pré-inscrições para alunos novos de Pré-escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos acontecem de 14 a 17 de janeiro.

Segunda operação do ano na Maré

Durante a operação policial desta segunda-feira (13), a Redes da Maré registrou diversas denúncias de moradores, incluindo invasão de domicílios, violência psicológica e danos ao patrimônio

Início de ano com velhos problemas: 1ª operação policial do ano na Maré

Apenas 10 dias do ano novo, mas com momentos "velhos" e quase cotidianos para os mareenses. Antes das 5h nesta sexta (10), moradores relataram a circulação de carros blindados (caveirão) e policiais à pé pelas favelas da Maré.