Painel dos invisíveis

Data:

Iniciativa monitora os casos suspeitos nas 16 favelas da Maré  a partir do levantamento do boletim De Olho no Corona

Desde que a Covid-19 chegou ao Rio de Janeiro em março, a cidade tem visto uma curva ascendente sem sinais de estabilização. O impacto é particularmente sentido por moradores de favelas e periferias, onde uma imensa lista de fatores contribui para a transmissão e letalidade do vírus como a histórica negligência do poder público, falta d´água, falta de geração de renda, alta densidade dentro das moradias, falta de testagem e cuidados médicos, entre outros.

O país conta apenas como  casos confirmados, os que foram testados em seus painéis públicos, apesar das baixas taxas de testagem. As autoridades brasileiras também estão desencorajando a contagem de casos entre aqueles com comorbidades com Covid-19, mesmo que a causa imediata da morte seja Covid-19. Também não há informações públicas sobre casos suspeitos, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, a maioria dos casos da Covid-19 não é relatada e muitas mortes também estão sendo ignoradas. Essa situação é particularmente grave nas favelas.   A cidade do Rio de Janeiro não está coletando informações precisas de cada favela, embora 24% da população da cidade viva em cerca de 1000 favelas e suas diversas características as colocam em um risco muito maior de contágio do que outras áreas da cidade. 

Diante desta realidade diversos coletivos estão monitorando e identificando casos por iniciativas próprias. Frente de Mobilização da Maré, Voz das Comunidades e a Redes da Maré, são exemplos disto. O boletim De Olho no Corona, da Redes da Maré, monitora os casos suspeitos e comprovados a partir de um canal direto com os moradores das 16 favelas.  Semanalmente, um tema é proposto para o lançamento dos dados identificados pela equipe da organização.  A partir deste boletim, o Maré de Notícias produziu o Painel dos Invisíveis, um mapa das 16 favelas da Maré com seus respectivos casos  suspeitos. Nele também  há  mortes suspeitas, tudo  com recorte  idade  e raça. O mapa será atualizado semanalmente juntamente com os dados do Boletim de Olho no Corona!

Conheça o painel aqui.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Prazo para regularização eleitoral vai até 8 de maio

Para verificar a situação do seu documento de votação, basta entrar no site do TSE e consultar. 

Sementes de Marielle; confira segunda parte da entrevista com Mãe da vereadora

Nessa segunda parte da entrevista, Marinete fala sobre as sementes deixadas por Marielle, do protagonismo de mulheres negras em espaços de poder e a partir do contexto do assassinato da vereadora, como acreditar em justiça.