Comissão avaliará ações do governo durante pandemia da Covid-19
Por Edu Carvalho, em 27/04/2021 ás 10h43
Iniciando na manhã desta terça-feira (27) a instalação da CPI da Covid, a comissão que irá apurar ações e omissões do governo federal na pandemia, além de repasses federais a estados e municípios.
As investigações poderão, juntas, ajudar a compreender o engajamento do presidente Jair Bolsonaro nas políticas adotadas pelo governo para o combate à pandemia, além de fornecer elementos para uma eventual responsabilização.
Pesam sobre o chefe da nação a postura negacionista, suas falas e contrariedade nas medidas preconizadas pela OMS. Caso a reunião de provas apontem que houve crimes de responsabilidades, o atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), poderá avaliar pautar ou não a votação de abertura de um processo de impeachment.
Segundo especialistas, o ponto de maior relevância a ser discutido durante a CPI será a compra e produção das vacinas. Para parlamentares, o governo federal não poderia ter deixado para tanto tempo adquirir os imunizantes, enquanto demais país da América Latina e Norte, além de toda Europa, haviam começado a planejar finanças e estrutura no início da crise sanitária.