CPI da Covid é instalada nesta terça-feira

Data:

Comissão avaliará ações do governo durante pandemia da Covid-19

Por Edu Carvalho, em 27/04/2021 ás 10h43

Iniciando na manhã desta terça-feira (27) a instalação da CPI da Covid, a comissão que irá apurar ações e omissões do governo federal na pandemia, além de repasses federais a estados e municípios.

As investigações poderão, juntas, ajudar a compreender o engajamento do presidente Jair Bolsonaro nas políticas adotadas pelo governo para o combate à pandemia, além de fornecer elementos para uma eventual responsabilização.

Pesam sobre o chefe da nação a postura negacionista, suas falas e contrariedade nas medidas preconizadas pela OMS. Caso a reunião de provas apontem que houve crimes de responsabilidades, o atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), poderá avaliar pautar ou não a votação de abertura de um processo de impeachment.

Segundo especialistas, o ponto de maior relevância a ser discutido durante a CPI será a compra e produção das vacinas. Para parlamentares, o governo federal não poderia ter deixado para tanto tempo adquirir os imunizantes, enquanto demais país da América Latina e Norte, além de toda Europa, haviam começado a planejar finanças e estrutura no início da crise sanitária.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Inscrições para o ProUni encerram nesta sexta-feira 

O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferta neste segundo semestre cerca de 240 mil vagas em diferentes cursos por todo o país, divididas em bolsas que cobrem 100% e 50% do valor.

Areninha da Maré recebe espetáculo ‘Todos por um’

Obra convida o público a mergulhar na saga de Agenor, um homem negro nascido em 6023, que decide retornar ao seu planeta de origem

Salvador sediará 2° Conferência de Jornalismo de Favelas e Periferias em agosto

O Fala Roça, em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, realizará a 2° Conferência de Jornalismo de Favelas e Periferias nos dias 2 e 3 de agosto de 2024, em Salvador, Bahia

Completar o ensino básico ainda é um desafio para mulheres negras mães, revela estudo

Essa informação foi reforçada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD contínua) realizada em 2023, que mostrou que mais de 9 milhões de jovens entre 15 e 29 anos não concluíram o ensino básico