Crianças vivem momentos de terror nas escolas da Maré durante tiroteio

Data:

Por Redes da Maré, em 04/11/2021 às 19h49

Moradores do conjunto de favelas da Maré relataram nesta quinta-feira (04/11) nas redes sociais intenso tiroteio na região conhecida como “divisa”. A localidade é conhecida por materializar a divisão territorial entre dois grupos armados rivais e que, eventualmente, se confrontam na área há pelo menos duas décadas.

Integrantes dos grupos rivais se enfrentaram nas proximidades do Campus I, complexo formado por 9 escolas municipais de educação infantil. Na ocasião, dois homens foram feridos por disparos de arma de fogo, um deles foi um jovem de 20 anos, que frequentou por anos a Biblioteca Lima Barreto, da Redes da Maré. Ele foi encaminhado ao Hospital Geral de Bonsucesso, porém, não resistiu aos ferimentos e morreu.

O confronto aconteceu no segundo dia após a retomada das aulas presenciais nas escolas municipais, que estavam suspensas desde março de 2020, por conta da pandemia de covid-19. Alunos e professores foram surpreendidos pelo tiroteio e se protegeram deitados no chão. Cenas de horror foram relatadas, inclusive do jovem que foi assassinado às portas de uma das escolas municipais.

Região da "Divisa" é conhecida por materializar a divisão territorial entre dois grupos armados rivais
Divisa entre Nova Holanda e Baixa do Sapateiro é conhecida por confronto entre grupos armados rivais | Foto: Matheus Affonso

O confronto foi encerrado ainda pela manhã, no entanto as aulas foram suspensas e os alunos liberados com a presença dos responsáveis. Outras escolas próximas a essa região também liberaram os alunos mais cedo e a Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva teve seu funcionamento suspenso depois das 13h.

Por volta das 18h, moradores voltaram a relatar confrontos na região. Até o fechamento desta matéria, não temos informações de outras vítimas.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Inscrições para o ProUni encerram nesta sexta-feira 

O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferta neste segundo semestre cerca de 240 mil vagas em diferentes cursos por todo o país, divididas em bolsas que cobrem 100% e 50% do valor.

Areninha da Maré recebe espetáculo ‘Todos por um’

Obra convida o público a mergulhar na saga de Agenor, um homem negro nascido em 6023, que decide retornar ao seu planeta de origem

Salvador sediará 2° Conferência de Jornalismo de Favelas e Periferias em agosto

O Fala Roça, em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, realizará a 2° Conferência de Jornalismo de Favelas e Periferias nos dias 2 e 3 de agosto de 2024, em Salvador, Bahia

Completar o ensino básico ainda é um desafio para mulheres negras mães, revela estudo

Essa informação foi reforçada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD contínua) realizada em 2023, que mostrou que mais de 9 milhões de jovens entre 15 e 29 anos não concluíram o ensino básico