Curta-metragem que homenageia travestis que brilharam na Maré será disponibilizado gratuitamente

Curta-metragem que homenageia travestis que brilharam na Maré será disponibilizado gratuitamente

Os diretores Paulo Victor Lino e Wallace Lino levarão ao público um experimento performático de artistas LGBTQIA+ contemporâneos da Maré que se cruzam com as narrativas de personagens que construíram e participaram da Noite das Estrelas

Por Redação, em 05/11/2021 às 10h16

O grupo Entidade Maré estreia a partir do dia 9 de novembro o documentário-performance ‘Noite das Estrelas‘, projeto em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, que tem como objetivo resgatar a memória cultural de um evento que marcou a comunidade LGBTQIA+ dos anos 80 e 90 de um dos maiores conjuntos de favelas do país. O filme estreará no Encontro de Ciema negro, Zózimo Bulbul no dia 6/11 (sábado) e terá uma temporada online, sendo disponível na plataforma Zoom até o dia 13 de novembro, sempre às 20:30h. Os ingressos são gratuitos e estarão publicados nas redes sociais do Entidade Maré a partir desta sexta-feira (5/11).


“É urgente que se chame a atenção para a existência e as narrativas de corpos excluídos da história, dos direitos e das interações da sociedade brasileira. As performances dos shows portam questionamentos acerca dos temas que merecem atenção nesta produção, como a construção de outras narrativas e imagens para a população periférica, negra e LGBTQIA+. Toda a performance do artista favelado desmistificam as visões hegemônicas sobre a favela e, no nosso caso específico, sobre a Maré”, destaca o diretor Wallace Lino.


O Entidade Maré desenvolveu o experimento cênico a partir de uma profunda pesquisa sobre os shows que aconteciam em várias partes do complexo como Nova Holanda e Parque União nas décadas de 80 e 90. A proposta nasceu a partir das experiências e anseios de jovens artistas negros que sentem a necessidade de resgatar a representatividade de corpos excluídos nestes espaços. O curta foi desenhado como uma produção de dispositivos performáticos, unindo múltiplas linguagens: música, dança, teatro, fotografias e audiovisual, recriando assim a história dos shows no presente, resgatando a memória cultural da Maré.


Por causa da pandemia da covid-19, a experiência cênica precisou ser readaptada para o virtual e poderá ser assistido no canal do Entidade no Youtube. Neste formato, Erika Ravache e Marcela Soares, artistas convidadas para as entrevistas do ‘Noite das Estrelas’ farão parte do elenco, para que suas imagens tragam ainda mais força à dramaturgia cênica. A transmissão será acompanhada por um intérprete de libras para que a experiência seja acessível a todos.
O Entidade foi criado em 2020 por artistas pretxs LGBTQIA+ da Maré para apresentar não só aos moradores da Maré, como toda a população do Rio de Janeiro, a memória cultural da comunidade. O projeto conta com colaboração de múltiplos artistas e técnicos a cada ação desenvolvida. As narrativas pesquisadas são apresentadas por meio de um experimento em que o usuário acessa conteúdos disponíveis nas redes sociais e no site.


“Os shows da “Noite das Estrelas” reúnem em si uma série de elementos de linguagem das artes cênicas e da memória sociocultural do RJ. No entanto, a falta de registros acompanha uma série de ações que apresentam o projeto também como ação reparatória para estas populações”, ressalta o também diretor do curta, Paulo Victor Lino.

Serviço:

Noite das Estrelas – Temporada Online
Data: 9 a 13 de novembro Horário: 20h Local: Plataforma Zoom Ingressos: Disponíveis nas redes sociais do Entidade Maré Classificação: 12 anos

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

mareonline

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Nossos editores são notificados.