“Defensoria em Ação” promove atendimentos jurídicos gratuitos na Maré

Data:

Os próximos atendimentos do projeto serão realizados nos dias 26 de outubro e 30 de novembro

Thaynara Santos e Flávia Veloso

O projeto “Defensoria em Ação” promoveu atendimentos jurídicos gratuitos aos moradores da Maré. No primeiro dia de atividades (28 de setembro), quase 70 pessoas foram atendidas. A ação, que aconteceu no prédio central da ONG Redes da Maré, localizado na Nova Holanda, foi uma parceria entre a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e o Eixo de Segurança Pública e Acesso à Justiça da Redes da Maré, com o objetivo de aproximar a defensoria pública às pautas da Maré. Os próximos atendimentos já têm data marcada até o final do ano: 26 de outubro (sábado), na Vila dos Pinheiros e 30 de novembro (sábado), na Nova Holanda. Os moradores receberam orientação jurídica sobre questões relacionadas à saúde, família, direito do consumidor, entre outros temas.

 Defensoria Pública na Maré

Complementando o dia de prestação de serviços aos moradores, o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran) emitiu primeiras e segundas vias de carteira de identidade gratuitamente. O “Defensoria em Ação” teve início em fevereiro de 2019, com o objetivo de garantir acesso à justiça. Trazendo o projeto à Maré, os defensores públicos prestaram atendimentos nas áreas de direito civil, familiar, criminal, do consumidor, da mulher, da criança e do adolescente, da saúde, do idoso, e à moradia.

Lídia Ribeiro, moradora da Nova Holanda, precisava de atendimento em direito familiar, então aproveitou o serviço. “Às vezes, não conseguimos sair daqui para resolver um problema jurídico, então foi bom”, contou a moradora.

 O defensor público Leandro de Oliveira Barbosa destacou a importância da ação. “O único Estado que muitos moradores da Maré conhecem é o policial. Eles precisam ter acesso a saúde, habitação, educação. É importantíssimo trazer a Defensoria à comunidade, pois o trabalho dos defensores é garantir o exercício dos direitos e acesso à justiça”, explica. 

Posse popular dos defensores públicos na Maré

Na tarde de 27 de setembro, defensores e defensoras públicos do 26º concurso tomaram posse de seus cargos no Centro de Artes da Maré (CAM). Foi a primeira vez que a celebração ocorreu dentro de uma favela carioca. Geralmente, a posse acontece no prédio da Defensoria Pública, no centro do Rio.

 Ainda em setembro, integrantes do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e da Defensoria Pública do Rio de Janeiro estiveram na Maré, na Lona Cultural Herbert Vianna, para uma roda de conversa sobre segurança pública, direitos da população de rua e o desmonte da saúde pública. Crianças, jovens, mães afetadas pela violência do Estado, lideranças comunitárias e representantes de organizações governamentais e não governamentais que atuam na Maré participaram do encontro.

Pouco antes desse encontro, os mareenses receberam a visita da Associação de Juízes para a Democracia (AJD) para discutir o restabelecimento da Ação Civil Pública da Maré e a mobilização e entrega das mais de 1.500 cartas produzidas por crianças e jovens moradores da Maré no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Semana dos Direitos Humanos da Maré tem diálogo com crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes mareenses se reúnem para troca de experiências e reflexões sobre segurança pública

Série “Amar É Para Os Fortes” será exibida gratuitamente na Maré

Série sobre violência das operações policiais em favelas será exibida na Maré nesta quarta (05)

Das pistas de atletismo da Maré para solo estadunidense

A trajetória do atleta mareense de 22 anos que, por meio da corrida, pôde voar.

Rene Silva e Flavia Oliveira são homenageados pela deputada Renata Souza

Renata Souza entrega Medalha Tiradentes a Rene Silva e...