Escola Spectaculu seleciona jovens para cursos gratuitos on-line na indústria criativa

Data:

Por Redação, em 22/07/2021 ás 12h45

A Spectaculu, escola de arte e tecnologia fundada em 1999 pela atriz Marisa Orth e pelo cenógrafo Gringo Cardia na Zona Portuária do Rio, está com inscrições abertas para a formação de turmas on-line no segundo semestre de 2021.

Até 8 de agosto, a instituição recebe inscrições para formação gratuita em tópicos diversos de Adereços de Cena, Beleza, Contrarregragem & Camarim, Fotografia, Iluminação Cênica, Mídias Sociais, Montagem de Cenários e Vídeo & Edição. O formulário de inscrição está disponível apenas no site www.spectaculu.org.br. Os cursos vão de agosto a dezembro de 2021.

Para participar do processo seletivo, os candidatos precisam ter entre 17 (completos) e 21 anos, morar em bairros ou comunidades das periferias de todo o Estado do Rio de Janeiro, estudar ou já ter concluído o Ensino Médio na rede pública, ter acesso a internet e estar disponível para aulas on-line de segunda a sexta-feira, no horário entre 14h as 17h30. Todos os critérios e etapas são eliminatórios.

A seleção de alunos para os cursos on-line da Spectaculu 2021.2 acontece em duas fases. Na primeira, o candidato realiza o preenchimento de um formulário on-line no site www.spectaculu.org.br. Na segunda, os candidatos que se enquadrem em todos os pré-requisitos são convocados para uma entrevista com a coordenação da Spectaculu via Google Meet, através de agendamento prévio por WhatsApp ou telefone.

As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, com duração média de 2h/dia, através de transmissões ao vivo na plataforma Google Meet. Além dos cursos técnicos, todos os alunos vão receber formação ainda nas oficinas transversais da Spectaculu (Filosofia, Palavra e Voz Interpretação & Corpo), que estimulam o desenvolvimento de pensamento crítico e o aprimoramento da expressão oral, verbal e corporal dos jovens – ferramentas muito importantes para a inserção no mercado de trabalho.

Sobre a Spetaculu

A Spectaculu – Escola de Arte e Tecnologia é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 no Cais do Porto do Rio de Janeiro pelo cenógrafo Gringo Cardia e pela atriz Marisa Orth é dirigida atualmente também pelo artista plástico Vik Muniz, a empresária Malu Barretto e o diretor de arte Giovanni Bianco. A instituição é uma escola de ponta que visa a formação crítica, a capacitação e a inserção profissional no mundo dos espetáculos de jovens de 17 a 21 anos, oriundos de regiões de vulnerabilidade social do Grande Rio.

Todos os cursos são gratuitos, com 10 meses de duração, e contemplam as áreas técnicas dos espetáculos e da indústria criativa. Cerca de 150 alunos passam pela escola todos os anos. A Spectaculu também conta com o apoio de profissionais do mundo dos espetáculos, que auxiliam a instituição através de contribuições financeiras e da inserção no mercado de trabalho. Em 20 anos, a escola já formou mais de 2.000 alunos e conseguiu inserir seus jovens técnicos em 6.000 vagas de trabalho.
Devido à pandemia, a Spectaculu oferece formação on-line para cerca de 100 alunos desde março de 2020, com aulas de segunda a sexta, transmitidas na plataforma Google Meet.

CURSOS ON-LINE SPECTACULU 2021.2 – CALENDÁRIO:

1ª fase do Processo Seletivo – Inscrições on-line de 21/07 a 08/08: www.spectaculu.org.br
2ª fase do Processo Seletivo – Entrevistas (Google Meet): 09 a 13/08
Início das aulas on-line: 23/08
Dúvidas sobre o processo seletivo e inscrições: [email protected]
Tel.: (21) 98849-3760

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Narrativas ancestrais e lendas folclóricas preservam a memória da Maré

Os saberes ancestrais são passados de geração em geração através da oralidade. Assim como as lendas folclóricas, as narrativas e o conhecimento dos mais antigos tem alcançado diferentes formatos para preservar a memória do território.

Em ano olímpico, Maré segue em busca por mais investimentos no esporte

Atletas da base lutam para conseguir sustento através do esporte e mesmo tendo a primeira Vila Olímpica do Rio de Janeiro, os atletas da Maré ainda enfrentam dificuldades para sobreviver das modalidades esportivas.

Três mortes, agressão e invasão de domicilio marcam 37ª Operação na Maré

Três pessoas morreram e uma pessoa foi agredida até ficar inconsciente. Há relatos de vários casos de invasão à domicílio por parte dos agentes e furto de pertences dos moradores