Escolas de samba da Maré permanecem na Série Bronze

Data:

Gato de Bonsucesso e Siri de Ramos comemoram com vitória o fim do risco de rebaixamento

A Série Bronze tem 24 escolas de samba, dentre elas duas da Maré: Gato de Bonsucesso e Siri de Ramos. O grupo na realidade são dois campeonatos, divididos em duas noites.  A segunda-feira (12/02) e o sábado (17/02) foram os dias que Avenida Intendente Magalhães, a Passarela do Povão, como é conhecida, foi ocupada pelo desfile.

Duas escolas de cada um dos dias de desfiles subirão para a Série Prata em 2025. Do outro lado da tabela, três caíram para o Grupo de Avaliação. Na apuração que aconteceu no último  dia 20, no bairro da Abolição, o Gato de Bonsucesso e o Siri de Ramos ficaram na berlinda para queda, mas mostraram que “felino tem sete vidas” e “crustáceo tem a casca dura”.

No resultado final do primeiro dia, as três escolas que voltaram para casa em silêncio foram às Rosa de Ouro, que ficou em décimo com: 263,4 pontos; a Mocidade Unida da Cidade de Deus, em décimo primeiro com: 262,6 e em último a Difícil é o Nome com o total de: 261,6. As campeãs foram a Império de Nova Iguaçu, em primeiro lugar com: 268 pontos, seguida pela Alegria do Vilar com: 267,8. 

A segunda noite teve outras três agremiações chorando com o resultado. A escola que representa o clube do Fluminense, a Guerreiros Tricolores ficou em décimo com: 265,4 pontos; acompanhada pela TPM, na décima primeira colocação com: 263,4 e na lanterna a Unidos de São Cristóvão, que foi punida por não desfilar. Já as vitoriosas foram a Boi da Ilha do Governador, em primeiro lugar com: 269,5 e na segunda posição ficou a Chatuba de Mesquita com: 267,8.

O Gato de Bonsucesso desfilou na primeira noite e encontrou problemas com ausências de fantasias das alas da baiana e da bateria, que são obrigatoriedade. Isso causou apreensão nos integrantes, que roeram as unhas até o fim da apuração.

“Estava muito ansioso, preocupado e nervoso. Contudo, o sentimento final é de felicidade, pois apesar de toda a dificuldade que a escola passou na avenida, superou tudo permanecendo no grupo. Agora já estamos corrigindo os erros e movendo o que precisa ser movido, como o atelier. Algumas mudanças já acontecem após o dia 15 de março, depois da prestação de contas para a Superliga Carnavalesca do Brasil. Logo após começa o carnaval 2025”, diz Bruno Soares, presidente do Gato de Bonsucesso, que ficou com a nona colocação com: 263,7 pontos. Ele já convida os moradores para o encontro marcado na quadra, para a festa de São Jorge, no dia 23 de abril.

Já o Siri de Ramos, na segunda noite, teve dificuldade também nas roupas das baianas, com presença de saias e chapéus, mas sem a parte de cima das fantasias. A agremiação ficou em oitavo lugar, com 266,7 pontos. Ambas as escolas apesar de não carregarem o nome do bairro, a azul e branco da Nova Holanda e a verde e branco da Praia de Ramos pertencem à Maré, segundo decreto que completou três décadas em janeiro. Para 2025, as duas escolas prometem deixar viva a cultura popular e merecem um olhar especial e o apoio dos moradores, para que o samba nunca morra na Maré. 

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

O G20 na Maré: escolas colocam em prática a preservação do meio ambiente e demais temas do fórum

Ginásio Experimental Tecnológico (GET) Olimpíadas Rio 2016, a Creche Municipal Monteiro Lobato e o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Medalhista Olímpico Éder Francis Carbonera levaram a importantes discussões do G20 para a sala de aula.

F20 lança recomendações que pautam a perspectiva favelada em discussão global

Na última segunda-feira (4), o teleférico do Adeus, no Complexo do Alemão, foi o cenário escolhido para o F20 (Favela 20), evento promovido para o lançamento do ‘communiqué’, relatório feito por e para favelados para o G20