Águas do Rio informa que o último pedido de desobstrução recebido foi em 6 de novembro mas até o momento o problema não foi resolvido
O saneamento básico é um desafio enfrentado por todo o território da Maré. No dia 6 de novembro o Maré de Notícias noticiou pelo X, o antigo Twitter, um esgoto vazando na Via C10, na Vila do Pinheiro. Segundo relatos constantes de moradores a situação fica ainda pior em dias de chuva. Além dos transtornos para quem mora na rua e arredores, que sofrem com as dificuldades para acessar as residências, o esgoto causa mau cheiro e atrai insetos como ratos e baratas.
Apesar do alerta realizado, a situação ainda não foi resolvida. Em nota a Águas do Rio, concessionária responsável pelo saneamento básico da região, informou que não há pedidos de desobstrução desde 6 de novembro e que o serviço de reparação vai ser realizado ainda hoje (29/11). A empresa diz também que tem um canal de comunicação gratuito no 0800 195 0 195, que pode ser utilizado para chamadas e envio de mensagens via WhatsApp, e ressalta a presença da concessionária na Rua Teixeira Ribeiro, s/nº, Nova Holanda.
A Nova Holanda, que fica em outro ponto da Maré, tem uma Ação Civil Pública (ACP) do Saneamento Básico que trata justamente sobre as questões ambientais relacionadas ao direito de acesso a água potável, rede de esgoto adequada, drenagem urbana e manejo dos resíduos sólidos. A ACP surgiu a partir da denúncia de um morador da Nova Holanda e é acompanhada pelo Eixo de Direitos Urbanos Socioambientais da Redes da Maré.
Estamos acompanhando o caso do esgoto a céu aberto na Vila do Pinheiro e assim que houver atualizações informamos por aqui e pelas redes sociais.