Inauguração de espaço de eventos celebra os 30 anos do bairro Maré

Data:

Lideranças se reúnem no novo espaço de eventos do Parque União

A delimitação do bairro Maré foi instituída pelo decreto nº 7.980, de 12 de agosto de 1988. A lei anexava as dezesseis favelas espalhadas por 800 mil metros quadrados, ao longo da Avenida Brasil e cortados pela linhas Vermelha e Amarela e pela Avenida Brigadeiro Trompowski, a antiga 30ª Região Administrativa.

Só depois de quase seis anos da aprovação do decreto de delimitação, o Conjunto de Favela da Maré tornou-se efetivamente um bairro carioca. Isso aconteceu em 19 de janeiro de 1994 por meio da aprovação da Lei nº 2119. segundo o Censo Populacional da Maré de 2013, o bairro tem uma população de 139.073 habitantes. Se fosse uma cidade, ficaria em 24º lugar entre as 92 que compõem o Estado do Rio de Janeiro, na frente de municípios como Araruama.

Na última sexta-feira (19/01), quando exatamente se comemorava três décadas da criação do bairro Maré, a Associação de Moradores do Parque União reuniu lideranças locais para um evento. O presidente da associação, Roberto Estácio fez um discurso para lembrar a data. “A Maré é um bairro, algo que tem gente que nem sabe disso, com quase 200 mil habitantes, tendo 16 sub-bairros. Só falta agora o poder público olhar para nós com uma população que tem capacidade, que podemos fazer as coisas, pois temos muitos bons profissionais, sendo um lugar de trabalhadores”, destaca.

Estácio fez questão de realçar que o bairro faz parte da cidade do Rio de Janeiro, mas que ainda precisa de reconhecimento. “A constituição fala de igualdade, mas a polícia bate na porta para saber o que estamos fazendo. Outro exemplo é a diferença de tratamento de empresas que prestam o serviço na Zona Sul e aqui no Parque União. A mensagem que desejo deixar nessa data é: será que devemos sempre ser vistos dessa forma? Quando uma pessoa morre dentro do Parque União, ninguém quer retirar o corpo, ainda bem que temos a parceria de uma funerária que nos ajuda”, disse. 

Por fim, agradeceu as lideranças que ajudam os moradores da Maré e inaugurou oficialmente o Espaço Lazer, que fica em frente a passarela do BRT, no Parque União.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca