Espaço Normal: seleção para bolsa de formação para jovens da Maré

Data:

O Espaço Normal, Espaço de Referência sobre Drogas na Maré, em parceria com o Movimentos: Drogas, Juventude e Favela abre a seleção para jovens da Maré para duas (2) bolsas de formação para a iniciativa Diálogos sobre drogas.

Diálogos sobre drogas

Diálogos é uma iniciativa do Espaço Normal que tem por objetivo criar espaços de troca sobre a questão das drogas no território da Maré. ODiálogos sobre drogas tem visitado escolas, instituições, coletivos e cenas culturais no intuito de ampliar os espaços de reflexão sobre atenção e cuidados com as pessoas que usam drogas e sobre políticas de drogas e seus impactos. Neste ano, a iniciativa terá como foco as escolas, criando oficinas, conversas e atividades voltadas para alunos, pais e professores. 

Sobre a Redes da Maré

Redes da Maré é uma instituição da sociedade civil fundada por pessoas envolvidas com o movimento comunitário no conjunto de favelas da Maré e, também, na cidade do Rio de Janeiro. Buscamos, através de ações de mobilização dos moradores e da construção de uma rede de parcerias, vínculos com instituições da sociedade civil, poder público, universidades, institutos de pesquisa, órgãos e empresas públicas e privadas, produzir conhecimento e iniciativas de intervenção na Maré em prol ao desenvolvimento territorial e garantia de direitos. Atualmente, a Redes da Maré desenvolve mais de 30 projetos na área de Educação; Arte e Cultura; Desenvolvimento Territorial; Memória e Identidade; Segurança Pública e Acesso à Justiça.

Sobre o Espaço Normal

Inaugurado em maio de 2018, o Espaço Normalé um projeto da Redes da Maré que tem como proposta ser um polo de referência sobre drogas e um local de convivência para pessoas que usam crack, álcool e outras drogas. Está localizado na Nova Holanda, no conjunto de Favelas da Maré (RJ).

A partir do espaço físico(casa), são desenvolvidas atividades com pessoas que usam drogas, ações de apoio às pessoas em situação de rua, orientação aos familiares e interlocução constante com serviços públicos de saúde, assistência e com moradores, comerciantes da Maré e instituições locais.

O Espaço Normal é um polo permanente que agrega experiências, vínculos, cuidado, conhecimento, atividades e articulações. O objetivo do conjunto de atividades do EN é reduzir os danos sociais e à saúde decorrentes do uso de drogas; sensibilizar em torno da questão dos estigmas sociais relacionados ao uso prejudicial de drogas; e criar narrativas alternativas à guerra às drogas.

Movimentos: drogas, juventude e favela

Movimentos é um grupo de jovens de várias favelas e periferias do Brasil que acredita que uma nova política de drogas é urgente. O grupo entende que os jovens periféricos são os mais impactados pela violência, pelo estigma e pelo racismo gerados em nome da guerra às drogas. Por isso, acreditam que não é possível construir alternativas sem discutir os impactos dessa guerra na vida dos jovens favelados e periféricos e sem pensar em soluções que os incluam e deem oportunidades para superar décadas de políticas fracassadas. O coletivo desenvolve atividades culturais, participa de seminários e organiza oficinas e atividades de formação.

Sobre as bolsas

As bolsas são destinadas para a formação de jovens da Maré nas temáticas de redução de danos, política de drogas e segurança pública.  Os bolsistas serão acompanhados pela equipe do Espaço Normal e membros do coletivo Movimentos. Os jovens receberão uma formação nessas temáticas e acompanharão as atividades do Diálogos sobre drogas, participarão  da rotina do Espaço Normal, através da convivência e de ações desenvolvidas pela iniciativa.

Critérios:

?     Ter entre 16 e 25 anos;

?     Ser morador(a) da Maré;

?     Ter interesse nos temas de política de drogas; segurança pública; saúde; redução de danos.

Principais atividades a serem realizadas:

?     Criação das oficinas, planejamento e organização;

?     Acompanhamento das oficinas nas escolas;

?     Acompanhamento dos trabalhos do Espaço Normal (convivência, oficinas e ações no território);

?     Participação em espaços de formação (atividades desenvolvidas por parceiros, seminários, oficinas, ações culturais).

Carga horária: 15h (horários flexíveis a partir dos horários das oficinas)

Valor: R$ 500,00

Período: 3 meses com possibilidade de prorrogação

Cronograma:

?     15 a 22 de abril – processo de seleção

?     24 a 26 de abril – seleção para as entrevistas

?     26 de abril – entrevistas

?     29 de abril – anúncio dos selecionados

?     6 de maio – início das atividades

Para participar da seleção envie um vídeo de no máximo 1:30 (um minuto e meio) para o telefone do Espaço Normal 967804614. Abaixo do vídeo envie uma mensagem com o nome, idade e local onde mora.

No vídeo conte:

1. Sobre você e sua vida na Maré (o que gosta de fazer, locais que frequenta, grupos que participa etc.);

2. Por que você quer fazer a formação sobre política de drogas;

3. O que você acha sobre as drogas.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Série “Amar É Para Os Fortes” será exibida gratuitamente na Maré

Série sobre violência das operações policiais em favelas será exibida na Maré nesta quarta (05)

Das pistas de atletismo da Maré para solo estadunidense

A trajetória do atleta mareense de 22 anos que, por meio da corrida, pôde voar.

Rene Silva e Flavia Oliveira são homenageados pela deputada Renata Souza

Renata Souza entrega Medalha Tiradentes a Rene Silva e...

Saiba quem são os ganhadores do Comida de Favela

Além dos ganhadores do Comida de Favela três comerciantes ganharam uma menção honrosa pelo trabalho que realizam em seus estabelecimentos