Preta Chic, de 25 anos, escolheu o Parque União como novo lar para realizar seu sonho: abrir um espaço de unhas que combina inovação, arte e criatividade
Estar com as crias, tomar um drink, fazer as unhas, jogar conversa fora e passar o tempo ouvindo rap, R&B e funk. Essa é a proposta do Studio Preta Chic: fazer você se sentir na casa de uma amiga. Localizado na Rua Darcy Vargas, 152, Parque União, a empreendedora e nail designer (design de unhas) Preta Chic, de 25 anos, criou um ambiente acolhedor e cheio de axé.
Nascida na cidade de Itaguaí e moradora do Parque União há três anos, ela conta que sempre vinha para a Maré a passeio, curtir o baile e comer no Polo Gastronômico. Em uma dessas ocasiões, observando as unhas das mulheres, percebeu que poderia haver espaço para o trabalho dela. “Numa sexta-feira eu estava olhando as monas, vendo as unhas delas e pensei: ‘cara eu vou me mudar pra cá, aqui eu vou ter acesso às novidades”.
Famosas fiéis
Preta Chic contrariou a família e mudou-se, mas conta que no início não foi fácil.
“Vim na cara e na coragem, sem conhecer ninguém. No começo, foi bem difícil. Nos primeiros quinze dias, fiquei sem atender nenhum cliente. Eu sabia que seria assim, mas também sabia que daria certo. Foi quando eu fiz contato com a Nina do Porte e, assim, ela me deu mais visibilidade”, relembra.
Nina é influencer, empresária, cantora e compositora, conhecida como “a bruta, a braba e a forte”, e tornou-se cliente fiel. Sempre que faz as unhas, faz questão de elogiar o trabalho da designer nas redes sociais: “Eu acho que essa foi a unha mais bonita que eu já fiz. Obrigada por me representar tão bem com a sua arte”.
Outra famosa e fiel cliente é a cantora baiana Majur, que passou por lá para fazer as unhas antes do show no Rock In Rio e escreveu em suas redes sociais. “A do rock esse ano é com ela, ficou impecável!”.
Preta Chic se tornou uma figura tão importante na estética de unhas alongadas, as famosas garras, que ganhou uma homenagem na cena Ballroom: a categoria Best Nails (melhores unhas). Ela brinca que ser manicure de alguém é um relacionamento de longa duração.
O Studio sonhado
Preta relembra que, antes de montar seu estúdio, já havia trabalhado em outro salão e em casa. Mas, em uma noite ela teve um sonho: “Sonhei com um lugar nas cores preto e amarelo, com estampas de onça e a placa com esse nome, Preta Chic”.
A empreendedora segue se aperfeiçoando: participou da formação Deu Match, promovida por Bianca Andrade, faz cursos de marketing e afro empreendimento e também o curso Espanhol para Tod@s, oferecido pela Redes da Maré.
O olhar empreendedor trouxe inovação para o trabalho. O espaço onde as cliente ficam em média cinco horas fazendo as unhas, oferece não apenas o tratamento estético, mas também um momento de descanso. “Minhas clientes não vem aqui com pressa, elas sabem que vão ficar um tempo, beber algo”.
A empresária, que também já trabalhou com drinks, sempre oferece bebidas para as clientes. E agora, o espaço incluiu uma novidade: agora, tem também um bar! O Bar da Preta é, segundo a empresária, o único estúdio de alongamento de unhas e bar do Rio de Janeiro, “para o acolhimento e diversão de todes”, completa.
Garota sucesso
Se na adolescência ela foi considerada “garota problema”, hoje ela é uma garota sucesso. Aos 21 anos se reinventou, dando um novo rumo à sua história, tornando-se referência para a família. “Hoje, eu mostro para todo mundo que é possível transformar sua realidade e sou exemplo para os meus 10 irmãos”.
De acordo com a pesquisa Empreendedorismo Feminino, do Sebrae, com base em dados do quarto trimestre de 2023, no Brasil há um total de 30 milhões de empreendedores. A pesquisa mostrou que só no Rio de Janeiro são mais de 2,5 milhões, sendo 964.360 mulheres contra 1.544.656 homens. Ou seja, as mulheres representam apenas 38,4% dos empreendimentos em todo o estado.
A pesquisa revela ainda que, entre as mulheres, embora haja uma semelhança no número de empreendedoras brancas e pretas, o comércio representa para as pretas uma oportunidade única.
Na Maré, segundo o Censo de Empreendedores da Maré (2014), a maioria dos empreendedores são homens(59%), enquanto as mulheres representam apenas 39,5% dos pequenos negócios do território. A pesquisa analisou 2.953 empreendimentos, estima-se que a Maré tenha aproximadamente 3.182 empreendimentos, sendo a maioria na área de prestação de serviço, seguido do ramo da beleza.
Para a empreendedora, “Preta” representa força, além de atrair suas clientes, que na maioria também são mulheres pretas. “Meu trabalho tem conceito e ancestralidade. Além disso, o público preto é atraído por pessoas pretas”, opina.