Ex-morador da Maré faz exposição em galeria de arte sobre a ‘divisa’

Data:

Primeira apresentação individual do artista utiliza vivências vindas de territórios de guerra urbana

Por Samara Oliveira, em 17/06/2022, às 13h. Editado por Edu Carvalho

Uma exposição dedicada a regiões de divisa entre territórios está acontecendo até o dia 30 de junho, na Tijuca. A iniciativa é do artista plástico Leonardo Oscar da Silva, de 33 anos. Nascido e criado em Santa Aleixo, município da Baixada Fluminense em Magé, Leonardo viu arte nas sobras de madeira geralmente vistas como lixo e jogadas pelo chão das ruas.

O artista multiexperimental, como gosta de se definir, morou por seis anos na divisa da Baixa do Sapateiro com a Nova Holanda, no Conjunto de Favelas da Maré. E foi nesse território que utilizando o acúmulo do curso de desenho que fez, assim como o do grafite, design para estamparia, entre outros, Rack ou Derrete, como é conhecido, passou a construir suas obras.

“Junto com outra amiga da baixa (do sapateiro) começamos a conversar sobre racismo ambiental e vi que a minha pesquisa tinha muito disso também. Antes eu já tinha morado em outras divisas de guerra urbana. Com isso, eu trago essa exposição, com essas pinturas em diversas superfícies que diferenciam um pouco das superfícies normais de algodão e tela”, explica.

No Instagram, Derrete compartilha os processos de construção de suas obras que versam em formatos desde os bordados, pintura em telas, estampas em camisas, a peças já prontas para a venda. 

Peça ”tudo a mesma coisa, tudo

Questionado sobre qual das obras expostas é sua favorita, Derrete afirma: “A pergunta mais difícil que você me fez, eu gosto de todas elas”, mas mesmo assim ressaltou o trabalho “Procedimento Brasileiro de Crescimento Social”. A peça composta por dois pedaços de madeira unidas por arame queimado, contando com elementos de grafite e carvão, traz a nostalgia para Rack do aprendizado com seu pai e seu tio que o ensinou a mexer com as madeiras através da marcenaria. 

Divisa” é a primeira exposição individual de Derrete/Rack, o acesso é gratuito e a sede da galeria Asfalto fica localizada na nova Void Tijuca, na Rua Felipe Camarão, 164.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Residência da Movimentos abre inscrições para jovens da Maré

A Residência Movimentos está com inscrições abertas até dia 29 de julho para jovens que desejam se capacitar e se envolver em ações de impacto social e territorial. A iniciativa oferece uma formação completa e bolsa-auxílio para os selecionados.