Ex-morador da Maré faz exposição em galeria de arte sobre a ‘divisa’

Data:

Primeira apresentação individual do artista utiliza vivências vindas de territórios de guerra urbana

Por Samara Oliveira, em 17/06/2022, às 13h. Editado por Edu Carvalho

Uma exposição dedicada a regiões de divisa entre territórios está acontecendo até o dia 30 de junho, na Tijuca. A iniciativa é do artista plástico Leonardo Oscar da Silva, de 33 anos. Nascido e criado em Santa Aleixo, município da Baixada Fluminense em Magé, Leonardo viu arte nas sobras de madeira geralmente vistas como lixo e jogadas pelo chão das ruas.

O artista multiexperimental, como gosta de se definir, morou por seis anos na divisa da Baixa do Sapateiro com a Nova Holanda, no Conjunto de Favelas da Maré. E foi nesse território que utilizando o acúmulo do curso de desenho que fez, assim como o do grafite, design para estamparia, entre outros, Rack ou Derrete, como é conhecido, passou a construir suas obras.

“Junto com outra amiga da baixa (do sapateiro) começamos a conversar sobre racismo ambiental e vi que a minha pesquisa tinha muito disso também. Antes eu já tinha morado em outras divisas de guerra urbana. Com isso, eu trago essa exposição, com essas pinturas em diversas superfícies que diferenciam um pouco das superfícies normais de algodão e tela”, explica.

No Instagram, Derrete compartilha os processos de construção de suas obras que versam em formatos desde os bordados, pintura em telas, estampas em camisas, a peças já prontas para a venda. 

Peça ”tudo a mesma coisa, tudo

Questionado sobre qual das obras expostas é sua favorita, Derrete afirma: “A pergunta mais difícil que você me fez, eu gosto de todas elas”, mas mesmo assim ressaltou o trabalho “Procedimento Brasileiro de Crescimento Social”. A peça composta por dois pedaços de madeira unidas por arame queimado, contando com elementos de grafite e carvão, traz a nostalgia para Rack do aprendizado com seu pai e seu tio que o ensinou a mexer com as madeiras através da marcenaria. 

Divisa” é a primeira exposição individual de Derrete/Rack, o acesso é gratuito e a sede da galeria Asfalto fica localizada na nova Void Tijuca, na Rua Felipe Camarão, 164.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Mostra de Danças reúne produção de diferentes partes da cidade no Centro de Artes da Maré

A Mostra de Danças vai reunir durante três dias, de 25 a 27 de outubro, trechos de oito criações contemporâneas, algumas delas com grande sucesso de crítica e de público. “Noite das Estrelas”, trabalho do coletivo Entidade Maré de 2023, que foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro deste ano.

Aldeia Maracanã sofre com a ameaça de remoção há mais de uma década

Sendo a única Aldeia Indígena do Rio de Janeiro que abriga mais de 15 etnias, o espaço está sob ordem de despejo. Nesta terça-feira (22), a FUNAI e a Comissão de Conflitos Fundiários do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), uma estrutura criada para tratar de questões relacionadas a disputas por terras, entraram no processo em apoio ao território. 

‘A neutralidade só serve a um grupo que é o grupo que se diz neutro’, afirma jornalista durante esquenta WOW

A segunda parte da programação do Esquenta WOW que acontece neste sábado (19), na Casa Voz, no Complexo do Aleão teve como destaque a mesa 'Por uma comunicação feminista e antirracista'