Experiências Fundamentais da Psicanálise

Data:

Trabalhar com demandas impossíveis

A psicanálise trabalha com um saber inesperado que pode surgir nas entrelinhas da fala da própria pessoa que pede solução para seus problemas. Entrar em contato com este “saber não sabido” não é necessariamente a solução para o problema, mas pode mudar o ponto de vista habitual ou a maneira de lidar com aquilo que, inicialmente, provoca apenas um sentimento de impotência diante da vida. Os psicanalistas responsáveis pelo projeto Digaí-Maré propõem, a partir da parceria estabelecida com a Redes e da experiência acumulada nos anos de atendimento na Maré, alguns encontros voltados para assistentes sociais, educadores, psicólogos e outros profissionais que atendam o público da Maré. Estudantes de graduação também podem participar. Os encontros pretendem apoiar quem trabalha com as demandas impossíveis dos usuários – já que, para as possíveis, existem muitas técnicas e serviços.

Temas a serem abordados: Inconsciente, Saber, Recalque, Surpresa, Transferência, Ética.

Inscreva-se!

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição clicando aqui.

Caso as inscrições excedam o número de vagas, haverá uma seleção a partir da ficha, considerando as razões pelas quais o candidato se interessou pela iniciativa.

Número de vagas limitado!

Duração: 8 encontros

Horário: Segundas-feiras, das 9h às 11h

Local: Galpão da Redes, Rua Teixeira Ribeiro, 521, ao lado do Mototaxi

Inscrições: 06 a 17/05 

Resultado: 20/05

Início dos encontros: 27 de maio

Datas dos 8 encontros: 27/05, 03/06, 10/06, 17/06, 24/06, 01/07, 08/07 e 15/07

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca