Expo Favela acontece no Rio em Julho

Data:

A maior feira de empreendedorismo que conecta asfalto e favela acontece nos dias 29, 30 e 31 de julho na Barra

Por Daniele Moura

Após a primeira edição acontecer em São Paulo, a Expo Favela Innovation chega na Cidade Maravilhosa. Nos dias 29, 30 e 31 de julho, o Rio de Janeiro receberá a feira de empreendedorismo que conecta favela e asfalto na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.

“Nosso desejo sempre foi de realizar a Expo Favela Innovation no Rio de Janeiro porque construí boa parte da minha trajetória. Vai ser uma edição muito especial porque além de ser um local onde tudo começou, o termo de favela é muito familiarizado e utilizado pelos cariocas”, disse Celso Athayde, CEO da Favela Holding e idealizador da Expo Favela Innovation.

Favela
Foi no Rio de Janeiro que o termo favela apareceu pela primeira vez em um documento oficial. Foi no dia 4 de novembro de 1900, se referindo ao Morro da Providência, no Centro da Cidade, como Morro da Favela, onde moravam os favelados. Assim eram conhecidos os soldados, moradores do local, que lutaram na Guerra dos Canudos (1896-1897), na Bahia, e ficaram marcados pela planta favela, muito comum no Sertão Nordestino.

A Expo Favela Innovation deste ano tem também edições regionais em várias capitais do país. A primeira regional foi realizada em São Paulo, nos dias 17, 18 e 19 de março, e contou com uma presença rotativa de mais de 40 mil pessoas nos três dias de evento. A próxima parada será em Goiás, nos dias 19 e 20 de maio.

“Estamos muito felizes! O Rio de Janeiro tem o empreendedorismo de favela na veia! Portanto, nada mais justo que a maior feira deste segmento aconteça aqui. Tenho certeza que vamos ver coisas maravilhosas realizadas pelas pessoas que aqui estarão”, comemorou Elaine Caccavo, CEO da InFavela, empresa de live marketing do Grupo Favela Holding e produtora oficial da Expo Favela Innovation.

O evento tem a realização da Favela Holding em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA).

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca