Exposição Negras Marés estreia no Centro de Artes da Maré

Data:

A exibição será dividida em quatro núcleos que poderão ser explorados pelos visitantes

Por Lucas Feitoza

Começa nesta terça-feira (28) e vai até 28 de abril, com entrada gratuita, a exposição Negras Marés, no Centro de Artes da Maré (CAM), localizado na Rua Bittencourt Sampaio, 181, próximo a passarela 10 da Av. Brasil. O objetivo é destacar a Maré como um território negro, além de valorizar a cultura e resgatar as raízes da região. Segundo o Censo Demográfico da Maré de 2019, o bairro tem predominância negra; 62,1% da população é autodeclarada negra ou parda. 

Promovida pela Casa Preta, a exibição é dividida em quatro núcleos que poderão ser explorados pelos visitantes e será guiada por dois educadores que irão mediar as visitas. Um dos núcleos mostra a conexão Brasil-África, outro a Maré-Negra, com obras de artistas da Maré que destacam as relações raciais. A exposição também traz a relação da Maré com a água, em obras de arte destacando esse elemento. Os afetos, a sexualidade e  a relação com o gênero e as vivências LGBTQIAP+, também serão abordados como fios condutores da mostra.

Lucas Feitoza
Lucas Feitoza
Jornalista

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca