Exposição Negras Marés estreia no Centro de Artes da Maré

Data:

A exibição será dividida em quatro núcleos que poderão ser explorados pelos visitantes

Por Lucas Feitoza

Começa nesta terça-feira (28) e vai até 28 de abril, com entrada gratuita, a exposição Negras Marés, no Centro de Artes da Maré (CAM), localizado na Rua Bittencourt Sampaio, 181, próximo a passarela 10 da Av. Brasil. O objetivo é destacar a Maré como um território negro, além de valorizar a cultura e resgatar as raízes da região. Segundo o Censo Demográfico da Maré de 2019, o bairro tem predominância negra; 62,1% da população é autodeclarada negra ou parda. 

Promovida pela Casa Preta, a exibição é dividida em quatro núcleos que poderão ser explorados pelos visitantes e será guiada por dois educadores que irão mediar as visitas. Um dos núcleos mostra a conexão Brasil-África, outro a Maré-Negra, com obras de artistas da Maré que destacam as relações raciais. A exposição também traz a relação da Maré com a água, em obras de arte destacando esse elemento. Os afetos, a sexualidade e  a relação com o gênero e as vivências LGBTQIAP+, também serão abordados como fios condutores da mostra.

Lucas Feitoza
Lucas Feitoza
Jornalista

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Maré recebe 1º Festival do Orgulho LGBTQIAPN+ das favelas

No mês nacional da Visibilidade de Transexuais e Travestis, a 15ª Parada LGBTI+ acontecerá entre os dias 24 a 26 de janeiro, na Maré. A edição deste ano traz uma novidade: a parada se transformou em um grande festival!

Janeiro Branco: saúde mental como resolução de Ano Novo

Há dois anos, através da Lei nº 14.556 de 25/04/2023, o Janeiro Branco foi oficializado como uma data importante no calendário nacional da saúde. O tema da campanha de 2025 é: O que fazer pela saúde mental agora e sempre?