Fórum contra a violência na Maré realiza reunião aberta nesta terça

Data:

Fórum Basta de Violência! Outra Maré é possível retoma reuniões e convoca moradores, coletivos e organizações da Maré

Por redação

Nesta terça-feira, dia 11/04, às 10h, acontece a Reunião Geral do Fórum Basta de Violência! Outra Maré é possível, na Escola Municipal Bahia, que fica na altura da passarela 7 da Av. Brasil. O Fórum é um espaço de articulação política criado em 2017 entre organizações da sociedade civil, moradores e trabalhadores do Conjunto de Favelas da Maré, para pensar e construir estratégias coletivas relacionadas ao direito à segurança pública na Maré. 

Esses atores se reúnem mensalmente para debater caminhos que a curto, médio e longo prazo levem ao direito à Segurança Pública nas 16 favelas do bairro. O trabalho do Fórum se inicia com o acirramento do contexto de violência na Maré, marcado pelo aumento dos confrontos armados entre agentes de Segurança Pública e grupos criminosos armados, e destes entre si. Durante o momento mais intenso da pandemia, os encontros e atividades do fórum se reduziram, com seus integrantes mobilizados em ações de enfrentamento e também nas mobilizações acerca da ADPF das Favelas.

Conheça mais da trajetória do Fórum no vídeo de comemoração dos 4 anos da mobilização, celebrado em 2021. A participação de moradores, coletivos, instituições e ONG’s da Maré nesse espaço é muito importante, sobretudo no atual contexto da política de segurança pública do Rio de Janeiro.

Reunião Geral do Fórum Basta de Violência! Outra Maré é possível

Data: 11/04/2023

Horário: 10h

Local: Escola Municipal Bahia  (Av. Guilherme Maxwell, 243 – Maré)

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca