Governo do estado do Rio divulga informações sobre serviços

Data:

O Governo do Estado cria medidas para conter transmissão e prestação de serviços públicos

Flávia Veloso

Até o momento, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), registrou 233 casos de infecção em todo o estado (atualizado na noite de 23/03). No município carioca são 212 casos, dez em Niterói, três em Petrópolis e em São Gonçalo e Barra Mansa, Guapimirim e Miguel Pereira registraram um caso cada. As quatro mortes confirmadas ocorreram em Petrópolis, Miguel Pereira, Niterói e Rio de Janeiro até a noite do dia 23..

Colégios estaduais e eventos

Durante 15 dias, a partir da publicação do Decreto de 17 de março, estão suspensas aulas dos colégios estaduais, jogos de futebol, comícios e passeatas, cinemas e teatros, shows, eventos fechados ou ao ar livre, feiras e eventos científicos e visitação prisional e de pacientes diagnosticados com a infecção.

Voluntários da saúde contra o novo coronavírus

Os médicos, profissionais e estudantes da área da saúde que desejarem ser voluntários na assistência de pacientes infectados em todo o estado podem se inscrever pelo site voluntarioscoronavirus.rj.gov.br.

Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (DETRAN)

Somente casos emergenciais serão atendidos pelo DETRAN. Na área de veículos, o primeiro emplacamento deve ser agendado on-line. A segunda via do Certificado de Registro do Veículo (CRV) não necessita de agendamento. Confira os postos de atendimento no site do DETRAN.

Quem precisa de segunda via de Identidade e Habilitação deve agendar pelos seguintes telefones: (21) 3460-4040 ou 3460-4041 (para a Região Metropolitana) e 0800-020-4040 ou 0800-020-4041 (para o interior).

A renovação da Carteira de Habilitação foi prorrogada por 30 dias, e os exames de habilitação que estavam marcados para entre 16 e 30/03 foram remarcados para entre 6 e 20/4.

Mais informações em detran.rj.gov.br.

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE)

Pela segurança da saúde dos funcionários, a CEDAE suspendeu por 15 dias (a partir de 18/03) os atendimentos nas agências comerciais. Os serviços de rua (como vazamento, falta d’água e manutenções) e de atendimento ao cliente (como segunda via e consulta de últimas contas) continuam sendo prestados.

Para mais informações, ligue 0800-2821195 e acesse cedae.com.br.

Departamento de Transportes Rodoviários (DETRO)

Estão proibidos de transitar entre Região Metropolitana e os demais municípios do Rio os veículos de modalidades regular, fretamento e complementar por 15 dias ou até que o Decreto seja revogado.

Aqueles que compraram passagens para os demais municípios, serão ressarcidos pelas empresas de ônibus.

Confira no site do DETRO os canais de atendimento: detro.rj.gov.br.

Comprovação Anual de Vida

A Prova de Vida anual está suspensa para aposentados e pensionistas do Estado.

Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar (PMERJ)

Em vários municípios, viaturas e agentes a pé estão percorrendo áreas de maior concentração de pessoa, alertando para que evitem aglomerações e orientando ficar em casa.

Demais Secretarias

A preferência é que os atendimentos ao público sejam feitos remotamente, por telefone ou internet. Confira no site os contatos das Secretarias do estado: http://www.rj.gov.br/Secretarias.aspx.

Aulas à distância para estudantes do estado

A Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC) firmou parceria com o Google para disponibilizar uma plataforma de estudo à distância. O acesso à internet será disponibilizado gratuitamente, para que os estudantes possam acessar. Em breve, a SEEDUC dará mais informações sobre o acesso à plataforma. 

Combatendo fake news e mitos

O Ministério da Saúde criou um site disponibilizando à população informações oficiais sobre o novo coronavírus, como prevenção, orientações e sintomas. Confira em: http://coronavirus.saude.gov.br/

Proteja-se!

Principais recomendações

  • Lave frequentemente as mãos, especialmente após tossir ou espirrar
  • Utilize lenço descartável para higiene pessoal
  • Cubra nariz e boca quando espirrar ou tossir
  • Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca
  • Utilize álcool em gel nas mãos apenas se estiver na rua

Combate aos mitos

  • Chás ou enxaguante bucal não têm o poder de eliminar o vírus
  • Produtos vindos da China não transmitem COVID-19
  • Não há semelhanças entre o coronavírus e o HIV
  • Vitaminas não previnem coronavírus
  • O vírus não é eliminado ao lavar o nariz com soro fisiológico
  • Bebidas alcoólicas destiladas não são eficazes contra o COVID-19
  • Vinagre não é mais eficaz que álcool em gel

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

EDI na Maré se destaca por acolhimento na primeira infância

O Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Profª Kelita Faria de Paula, localizado no Conjunto Bento Ribeiro Dantas se tornou uma referência ao falarmos de “lugar de escuta”

Clube de Futebol faz ‘vakinha’ para disputar torneio em São Paulo

No ano passado, com ajuda dos pais dos atletas, o clube disputou a Taça São Paulo na categoria sub 15, este ano o pensamento do clube é participar também na categorias sub 17