Identidade digital é lançada por Detran-RJ; saiba como obter a sua

Identidade digital é lançada por Detran-RJ; saiba como obter a sua

Por Edu Carvalho, em 20/10/2021 às 09h45

Nesta quarta-feira (20), o Governo do Estado, por meio do Detran-RJ, lança a “Identidade Digital RJ”. Com ela, os cidadãos do Estado do Rio poderão ter o documento em formato virtual, válido em todo o território brasileiro. A nova “Identidade Digital RJ” estará disponível nas principais plataformas digitais (Android e IOS), com objetivo de ajudar em usa o documento diariamente.

O novo serviço, no entanto, não é obrigatório. Quem não fizer a carteira digital poderá continuar a usando o documento físico já conhecido (em papel).

O documento digital estará disponível, inicialmente, para aqueles quem tem a carteira de identidade emitida a partir de 5 de abril de 2019. Depois desta data, todos os documentos de identidade passaram a ser entregues com um QR Code na parte interna. E é com este código, indispensável, que o usuário poderá baixar a versão digital. Os que tiverem a carteira sem QR Code poderão fazer a segunda via do documento e, depois, acessar o aplicativo.

”O Rio de Janeiro é um dos poucos estados do país a oferecer a nova tecnologia. O Detran.RJ já disponibiliza outros serviços pela internet, como o Posto Digital, o licenciamento anual de veículos e a carteira de habilitação digital. E esse aplicativo é mais um serviço do Governo do Estado, numa parceria entre Detran e Proderj, para facilitar a vida dos cidadãos fluminenses”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Após um período de 12 meses, será necessário que o portador do documento faça o processo de autenticação obrigatório. Atendendo ao disposto na Lei Geral de Proteção de Dados, o aplicativo está liberado apenas para maiores de 18 anos. Em breve, responsáveis poderão autorizar a emissão dos documentos de seus filhos.

Passo a passo para obter a identidade digital

1- Baixar o aplicativo “Identidade Digital RJ” disponível nas plataformas Android e IOS;

2- Conceder as permissões necessárias para funcionamento do aplicativo;

3- Escanear o QR Code disponível na parte de dentro da identidade física;

4- Disponibilizar reconhecimento facial via aplicativo;

5- Criar senha numérica para login do aplicativo;

6- Se todos os dados estiverem corretos, o documento estará disponível no formato digital.

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

Edu Carvalho

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Nossos editores são notificados.