Iniciativa Negra realiza primeira formação sobre racismo e drogas na Redes da Maré 

Data:

“Não existe recorte racial porque a raça está no centro”

A frase é de Dudu Ribeiro, co-fundador da Iniciativa Negra, organização que promoveu uma formação sobre Justiça Racial e Políticas sobre Drogas, na quinta-feira (14). Os próximos encontros acontecerão até 2025 (presenciais e on-line) e fazem parte do projeto Caminhos Normais/Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O objetivo dos encontros é fomentar o diálogo sobre como o racismo impacta diretamente na criação de políticas públicas e na perpetuação da guerra às drogas. A realização é do Eixo de Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça, e do Eixo de Direito à Saúde em parceria com a Iniciativa Negra.

Sobre o primeiro encontro

Dudu Ribeiro e Nathália Oliveira, co-fundadores e diretores executivos da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas que, desde 2015, atua no campo dos Direitos Humanos e na Políticas sobre Drogas.

Durante a manhã, os tecedores da Redes da Maré, outras organizações convidadas e parceiros do Espaço Normal foram recebidos com um café da manhã na Areninha Cultural Herbert Vianna. A Casa Preta da Maré, também um dos equipamentos da Redes, foi o local escolhido para a segunda parte do bate-papo.

Os temas discutidos foram: os impactos da guerra às drogas na vida dos moradores de favela e periferia; a história da criminalização das drogas no Brasil e no mundo; racismo estrutural e desigualdade social no Brasil.

Previous article

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Escutar o povo negro é fortalecer a democracia 

Texto escrito por Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial do Brasil exclusivamente para o Maré de Notícias

Redução da escala 6×1: um impacto social urgente nas Favelas

O debate sobre a escala 6x1 ganhou força nas redes sociais nas últimas semanas, impulsionado pela apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que propõe a eliminação desse regime de trabalho.

Ondas de calor como tema no G20 o que são e como enfrentá-las?

Este ano, todos os olhares estão voltados para o G20, evento que reúne os países com as maiores economias do mundo anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais.