Inscrições gratuitas para curso de games e oficinas de formação para educadores

Data:

Organizadas pela ONG Cinema Nosso, as oportunidades pretendem ajudar alunos na criação dos seus próprios jogos, além de levar a cibercultura para dentro das salas de aula

Por Redação em 11/08/2021 às 12h45

De acordo com a pesquisa Game Brasil, feita em todo o território nacional em 2021, 84,1% dos pais e responsáveis criaram o hábito de jogar com seus filhos. Essa tendência trouxe uma melhor percepção sobre o universo dos games, tanto como opção de passatempo e entretenimento quanto uma alternativa de carreira, visto que os jogos e as novas tecnologias, como Realidade Aumentada e Realidade Virtual, estão cada vez mais fixadas no mercado de trabalho. Pensando nessa evolução, a ONG Cinema Nosso, por meio do Super Hacka Kids, está com oportunidades gratuitas para crianças e jovens até o dia 22 de agosto, além de oficinas até novembro para ajudar educadores na sua jornada de ensino à distância.

Para os pequenos entre 10 e 14 anos, alunos da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, que amam jogos digitais e querem aprender a criar o seu próprio game, estão abertas inscrições gratuitas para o Curso de Games Digitais. Com carga horária total de 60 horas e a temática “Território”, o objetivo da formação é ensinar os conceitos básicos de criação até o módulo técnico para estimular que o estudante coloque a mão na massa. Já para os educadores, que foram bastante afetados pela pandemia da Covid-19 e tiveram que adaptar rapidamente os conteúdos e metodologias de ensino para o ambiente virtual, estão abertas oficinas entre os meses de agosto e novembro. Com vagas limitadas, as atividades serão voltadas ao universo das Tecnologias Digitais, Cinema e Games, buscando incentivá-los a trazer a cibercultura para as aulas.

As oficinas Tecnologias Digitais para a Educação, Sonorizar em Casa e Contação de Histórias serão realizadas em parceria com escolas municipais da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, em especial as escolas E.M. Tiradentes e E.M. Orlando Villas Boas, parceiras de longa data da organização. Em breve, novas vagas serão disponibilizadas para as oficinas de Tecnologias Digitais, Cineclubismo e Gamificação para sala de aula.

Curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais
Inscrições: até 22 de agosto.
Agendamento + entrevistas: 22 de julho até 26 de agosto.
Resultado: 27 de agosto.
Matrícula – 27, 28, 29, 30 e 31 de agosto.
Semana de boas-vindas: 08, 09 e 10 de setembro.
Aulas – 13 de setembro a 04 de outubro (segundas, quartas e sextas das 14h às 16h).
Carga horária total: 60h.

OFICINAS:

TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO
Carga horária total: 2h.
Data: 19 de agosto.

SONORIZAR EM CASA
Carga horária total: 4h.
Data: 18 e 19 de agosto.
Horário: a confirmar.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Carga horária total:2h.
Data: 20 de agosto.

FORMAÇÃO TECNOLOGIAS DIGITAIS 
Carga horária total: 20h. 
Inscrições: de 06 a 17 de setembro.
Seleção:13 de setembro.
Início das aulas: de 20 de setembro a 01 de outubro.

CINECLUBISMO 
Carga horária total:15h. 
Inscrições: de 20 de setembro a 01 de outubro.
Seleção: 04 de outubro.
Início das aulas: de 11 a 19 de outubro.

GAMIFICAÇÃO PARA SALA DE AULA
Carga horária total:15h. 
Inscrições: de 11 a 19 de outubro.
Seleção: 20 de outubro.
Início das aulas: de 25 de outubro a 03 de novembro.

Para se inscrever e saber mais sobre o Cinema Nosso, acesse:
Site: https://cinemanosso.org.br
Instagram: https://www.instagram.com/cinema_nosso/
Facebook: https://www.facebook.com/CinemaNosso

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca