Inspirado em festival londrino, Ecoar! discute violência sexual em museu no Rio

Data:

Com mais de 12 horas de programação, objetivo do encontro é construir redes para profissionais da educação, saúde, assistência social, pesquisadores, artistas e ativistas

Por Redação, em 19/09/2022 às 16h45

O Museu de Arte do Rio (MAR) recebe, no próximo sábado (24), o Ecoar! – Festival de Ativismo Contra a Violência Sexual. A iniciativa é inspirada e promovida em parceria com o Festival Shameless!, que reuniu em 2021, em Londres, no Reino Unido, ativismo e arte para confrontar e mudar atitudes em relação à violência sexual, além de compartilhar ideias para um mundo livre da cultura do estupro. 

Segundo Eliana Sousa Silva, diretora da Redes da Maré e uma das curadoras do Ecoar!,  a proposta é fornecer um espaço seguro e aberto para a expressão individual e coletiva, em que o protagonismo em relação ao tema tem por proposta construir solidariedade e incentivo a mudanças de atitudes na sociedade. “Queremos contribuir para superar a vergonha frequentemente associada em falar sobre violência sexual, criar e fortalecer redes de apoio, além de dar a todos a chance de dizer às sociedades: ‘basta, isso deve acabar’”, afirma. 

Capitaneado pelo projeto SHAME, da Universidade de Birkbeck (Londres) e pelo WOW – Festival Mulheres do Mundo, o Ecoar! inaugura sua edição no Rio de Janeiro com curadoria e produção da Redes da Maré, propondo um encontro para desencadear conversas e abordar a crise global da violência sexual.

Com a proposta de estimular o diálogo franco sobre o tema, o evento busca situar a violência sexual no contexto das outras violências estruturais e está aberto para qualquer pessoa interessada ou implicada no tema. Um dos objetivos centrais é a construção de redes para profissionais da educação, saúde, assistência social, pesquisadores, artistas e ativistas, especialmente da Maré e da zona portuária do Rio. 

O encontro irá abordar três temas principais: ativação de redes coletivas de apoio; corpo e violência sexual e linguagens políticas e pedagógicas. Serão mais de 12 horas de programação divididas em cinco espaços distintos: Território de Partilhas; Formação; Territórios de Vivências; Trocas de Experiências; Oficinas, além de um espaço infantil e a Feira Delas. A realização desse conjunto de atividades terá a a participação de mais de 50 convidados. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Para participar, é simples. Metade das vagas de cada mesa estará disponível para inscrição online via Sympla (clique na palavra “ingresso” na programação). Cada mesa da programação tem o link para retirar o ingresso. O restante dos ingressos será distribuído no dia, a partir de uma hora antes de cada atividade na bilheteria do Festival Ecoar!, no pilotis do MAR.

ECOAR – WOW 

Data: 24 de setembro (sábado)
Horário: Entre 9h e 22h00
Local: Museu de Arte do Rio (MAR)
Realizadores: Redes da Maré e Fundação WOW
Apoio: Universidade de Birkbeck e The Wellcome Trust
Evento gratuito

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca