Lula sanciona lei que cria o dia do Candomblé

Data:

Por Lucas Feitoza

Nesta sexta-feira (6)  o presidente Lula (PT) sancionou a lei 14.519 que define o dia 21 de março como Dia Nacional das Tradições das Raízes das Matrizes Africanas e do Candomblé. O texto foi  publicado no Diário Oficial da União (DOU) e também assinaram o documento a Ministra da Igualdade Racial Anielle Franco e a Ministra da Cultura Margareth Menezes. 

De autoria do Deputado Vicentinho (PT/SP) na proposta original a data  para comemoração seria o dia 30 de setembro, o Senador Paulo Paim (PT/RS) sugeriu a nova data que também é o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, data definida pela ONU (Organização das Nações Unidas). 

No dia 30 de setembro para adeptos da Umbanda, religião brasileira de matriz africana, é comemorado o dia do Orixá Xangô, associado à justiça. Na data, os católicos saúdam São Jerônimo.

Para o pai de santo Eder de Oxóssi, as datas comemorativas relacionadas às religiões afrodescendentes ajudam como uma proteção contra a intolerância e servem também para lembrar as pessoas que não conhecem a religião que a espiritualidade existe;  “é mais um respaldo, porque quando falamos de leis as pessoas respeitam mais um pouco” afirma.

Lucas Feitoza
Lucas Feitoza
Jornalista

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca