Lula sanciona lei que cria o dia do Candomblé

Data:

Por Lucas Feitoza

Nesta sexta-feira (6)  o presidente Lula (PT) sancionou a lei 14.519 que define o dia 21 de março como Dia Nacional das Tradições das Raízes das Matrizes Africanas e do Candomblé. O texto foi  publicado no Diário Oficial da União (DOU) e também assinaram o documento a Ministra da Igualdade Racial Anielle Franco e a Ministra da Cultura Margareth Menezes. 

De autoria do Deputado Vicentinho (PT/SP) na proposta original a data  para comemoração seria o dia 30 de setembro, o Senador Paulo Paim (PT/RS) sugeriu a nova data que também é o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, data definida pela ONU (Organização das Nações Unidas). 

No dia 30 de setembro para adeptos da Umbanda, religião brasileira de matriz africana, é comemorado o dia do Orixá Xangô, associado à justiça. Na data, os católicos saúdam São Jerônimo.

Para o pai de santo Eder de Oxóssi, as datas comemorativas relacionadas às religiões afrodescendentes ajudam como uma proteção contra a intolerância e servem também para lembrar as pessoas que não conhecem a religião que a espiritualidade existe;  “é mais um respaldo, porque quando falamos de leis as pessoas respeitam mais um pouco” afirma.

Lucas Feitoza
Lucas Feitoza
Jornalista

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

‘Rio de Encontros’ Podcast debate crise climática e qualidade do ar no Rio

O programa, apresentado pela jornalista Anabela Paiva, conta com a participação da geógrafa Renata Gracie, coordenadora do Observatório de Clima e Saúde da Fiocruz, e de Everton Pereira, geógrafo e coordenador de direitos urbanos e socioambientais da Redes da Maré.

Pré-matrícula para creches do município começa nesta terça, dia 10 de dezembro

A Redes da Maré também dará apoio às famílias das crianças durante o período de pré-matrícula das creches, dando início à 4ª edição da campanha Vamos pra escola.

Apesar de alegar ‘ação pontual’, operação da PM paralisa escolas e serviços essenciais na Maré

Nas primeiras horas da manhã da última quinta-feira (5), moradores da Nova Holanda e Parque Maré viveram momentos de tensão, medo e incertezas ao acordarem com sons de tiros na região.