MAR de música retorna a programação do Museu de Arte do Rio

Data:

No mês de março, Diogo Nogueira traz o show “Eu, Violões e Canções” na próxima sexta-feira. A cantora e compositora Letrux se apresenta no dia 25 de março

Por Redação, em 09/03/2022 às 15h50.

O “MAR de Música” está de volta e inicia já com dois shows no mês de Março. A retomada do projeto será na próxima sexta-feira (11/03) com o show especial do cantor Diogo Nogueira “Eu, Violões e Canções”. Diogo vem acompanhado dos músicos Rogério Caetano (violão de 7 cordas) e Rafael dos Anjos (violão de 6 cordas), numa combinação única, cantando algumas das mais emblemáticas músicas do cancioneiro popular brasileiro.

Eles vão fazer um passeio por este repertório brasileiro, contemporâneo, histórico e moderno. No roteiro “O Mundo é Um Moinho” (Cartola), “Minha Missão” e “Espelho” (ambas de João Nogueira/Paulo Cesar Pinheiro), “Rosa” (Otávio de Souza/Pixinguinha),“Como uma Onda”(Lulu Santos/Nelson Motta), Violão Vadio” (Baden Powell/Paulo Cesar Pinheiro), “Evidências” (José Augusto/Paulo Sergio Valle), “Canta, Brasil” (Alcir Pires Vermelho/David Nasser), Estrela” (Gilberto Gil), “Você é Linda” (Caetano Veloso) e “Tocando em Frente” (Almir Sater), entre outras, mostrando as diversas referências que o formaram.

Os ingressos para o show “Eu, Violões e Canções” poderão ser retirados na bilheteria do MAR a partir desta quarta-feira (09/03), das 10h às 17h.

Campanha Social

A cada edição do Mar de Música de 2022 vamos realizar uma campanha com tema de interesse público com objetivo de envolver, sensibilizar e mobilizar para causas sociais. No mês de março a primeira campanha será em benefício das vítimas da tragédia de Petrópolis, por meio da arrecadação voluntária de alimentos não perecíveis. A doação poderá ser entregue no ato da retirada do ingresso. A segunda campanha será no show da Letrux (25/03). Em apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade social, será feita uma mobilização para doação de itens de higiene pessoal e beleza. Os itens serão destinados a instituições que cuidam de mulheres em situação de rua.

MAR de Música

O projeto, criado em 2014, nasceu com o objetivo de aproximar a linguagem musical do espaço do museu, e assim unir as artes visuais e a música. Ao todo, já foram realizadas 50 edições, levando aos pilotis do MAR um público de mais de mais de 55 mil pessoas. Vários artistas já passaram pelo MAR de Música, entre eles, Elza Soares, Linn da Quebrada, o rapper BK, o grupo Samba Que Elas Querem, Galocantô.

O MAR de Música, que estava parado desde 2020, retorna a programação do museu com grandes nomes e terá 10 edições neste ano. O evento, que acontece no pilotis, é gratuito e sujeito a lotação.

A jornalista, apresentadora, curadora, roteirista e pesquisadora musical Fabiane Pereira é a curadora das edições de 2022. Ela é apresentadora e curadora do programa de rádio Faro, que tem como premissa a democratização do espaço radiofônico.

Ela é apresentadora e idealizadora do Papo de Música, um dos raros canais de entrevistas no Youtube que tem a Música como protagonista. Fabiane levou o prêmio de melhor jornalista de música do ano pelo WME Awards, em 2019 e 2021.

No dia 25 de março, como parte das comemorações do Mês das Mulheres, a cantora, compositora, poeta e atriz Letrux, comanda o projeto com o show Letrux Redux. Um dos nomes de maior destaque no cenário da música independente contemporânea, a artista vai apresentar no repertório, músicas dos dois álbuns lançados em seu projeto solo: o super premiado Em Noite de Climão e o recente Aos Prantos.

Museu de Arte do Rio

Iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro deste ano, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949.

O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil.

Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, onde o Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.

O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor como patrocinadora master  e o Grupo Renner como apoiador, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Escola do Olhar conta com o patrocínio da Wilson Sons e Machado Meyer Advogados via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, é também patrocinada pelo RIOgaleão e Icatu e tem a Cultura Inglesa como apoiadora Educacional. O Instituto Olga Kos patrocina os recursos de acessibilidade do MAR.

Por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a BAT Brasil (ex-Souza Cruz) é patrocinadora do MAR de Música. O projeto conta com o apoio da Beck’s.

O MAR conta ainda com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e realização da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço:

MAR de Música

Local: Museu de Arte do Rio -Praça Mauá, 5, Centro

Dia: 11 de março

Horário: de 18h30 às 22h00

18h30 – DJ Bieta

19h30 – Diogo Nogueira – “Eu, Violões e Canções”

Preço: Gratuito. (A retirada dos ingressos será feita na bilheteria do MAR a partir de quarta (09/03), das 10h30 às 17h. Sujeito a lotação)

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca