Maré completa um ano de testagem, com projeto que amplia vacinação no território

Data:

Por Redação, 30/07/2020 às 14h

Captando dois históricos momentos em relação ao coronavírus no Conjunto de Favelas da Maré, foi divulgado hoje o 39º Boletim Conexão Saúde – De Olho no Corona. O primeiro deles marca um ano do início da testagem em massa que, desde julho de 2020, realizou cerca de 28.500 testes (entre PCR e sorológico) em moradores. O segundo é o lançamento da campanha #VacinaMaré, que tem como objetivo imunizar 31 mil moradores maiores de 18 anos com pelo menos uma dose do imunizante Astrazeneca até domingo (01/8). 

A ação, uma iniciativa da Fiocruz, Redes da Maré, Secretaria Municipal da Saúde e SAS Brasil, será seguida de um estudo sobre a eficácia da vacina. Além de monitorar casos sintomáticos de pessoas vacinadas e identificar novas variantes do vírus, o estudo vai acompanhar duas mil famílias durante seis meses para mapear a transmissão do vírus no ambiente familiar – sendo possível calcular a proteção da vacina junto à população da Maré.

Ambas ações (testagem e vacinação em massa) são pioneiras e servem de referência para o combate à Covid-19 em outros territórios. A Maré registrou queda de 87% na taxa de mortalidade não ajustada (número de óbitos em relação aos casos notificados) desde junho de 2020. No estado, o avanço da vacinação também apresenta resultados consistentes.

Em julho, com 50% da população adulta imunizada com pelo menos a primeira dose, houve redução de 28% no número de óbitos e queda na taxa de ocupação nos leitos de UTI e enfermaria, desafogando o sistema de saúde.

Para saber mais, basta clicar aqui. 

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Inscrições para o ProUni encerram nesta sexta-feira 

O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferta neste segundo semestre cerca de 240 mil vagas em diferentes cursos por todo o país, divididas em bolsas que cobrem 100% e 50% do valor.

Areninha da Maré recebe espetáculo ‘Todos por um’

Obra convida o público a mergulhar na saga de Agenor, um homem negro nascido em 6023, que decide retornar ao seu planeta de origem

Salvador sediará 2° Conferência de Jornalismo de Favelas e Periferias em agosto

O Fala Roça, em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, realizará a 2° Conferência de Jornalismo de Favelas e Periferias nos dias 2 e 3 de agosto de 2024, em Salvador, Bahia

Completar o ensino básico ainda é um desafio para mulheres negras mães, revela estudo

Essa informação foi reforçada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD contínua) realizada em 2023, que mostrou que mais de 9 milhões de jovens entre 15 e 29 anos não concluíram o ensino básico