Maré é alvo de operação policial durante Congresso Internacional Falando Sobre Segurança Pública

Data:

Ação acontece nas favelas Parque União, Nova Holanda, Parque Maré e Rubens Vaz

Moradores das favelas Parque União, Nova Holanda, Parque Maré e Rubens Vaz foram acordados na madrugada desta quinta-feira (11) com uma operação policial. Antes das 6h já eram diversos os relatos do som de troca de tiros, voos rasantes de helicóptero sobrevoando a região e sendo utilizado como plataforma de tiro. Muitas pessoas também foram surpreendidas com a abordagem policial em domicílios. E estabelecimentos comerciais foram depredados.

Em nota a assessoria de imprensa da PMERJ informou que a operação conta com equipes do Comando de Operações Especiais (COE), da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e da Polícia Civil e dentre os objetivos pretende cumprir mandado de prisão dos responsáveis pela morte do policial militar Sandro Santos da Silva, que aconteceu em janeiro.

Há informações de pelo menos três pessoas feridas e uma pessoa morta durante a ação.

Sem cumprimento de determinações e com direitos violados:

Até o momento a operação policial descumpre algumas das determinações da ADPF das Favelas: a de operações policiais começarem após às 6h da manhã, do helicóptero não ser utilizado como plataforma de tiro e a da necessidade de uma ambulância estar disponível para socorro de feridos.

A Clínica da Família Jeremias de Moraes da Silva, que atende a região da Nova Holanda, interrompeu o funcionamento e a Clínica da Família Diniz Batista dos Santos mantém o atendimento à população, mas suspendeu as atividades externas, como visitas domiciliares. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação, 19 escolas tiveram aulas suspensas nesta quinta-feira, por conta da operação. O atendimento aos alunos está acontecendo de forma remota.

Nesta quinta, diversas atividades estão previstas para acontecer no 2º dia do Congresso Internacional Falando Sobre Segurança Pública na Maré, promovido pela Redes da Maré. Eliana Sousa, diretora da organização, fala sobre as atividades do do encontro em meio a operação policial que ocorre em quatro favelas da Maré:

https://www.instagram.com/p/ChH8cJTAM7g

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Mostra de Danças reúne produção de diferentes partes da cidade no Centro de Artes da Maré

A Mostra de Danças vai reunir durante três dias, de 25 a 27 de outubro, trechos de oito criações contemporâneas, algumas delas com grande sucesso de crítica e de público. “Noite das Estrelas”, trabalho do coletivo Entidade Maré de 2023, que foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro deste ano.

Aldeia Maracanã sofre com a ameaça de remoção há mais de uma década

Sendo a única Aldeia Indígena do Rio de Janeiro que abriga mais de 15 etnias, o espaço está sob ordem de despejo. Nesta terça-feira (22), a FUNAI e a Comissão de Conflitos Fundiários do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), uma estrutura criada para tratar de questões relacionadas a disputas por terras, entraram no processo em apoio ao território. 

‘A neutralidade só serve a um grupo que é o grupo que se diz neutro’, afirma jornalista durante esquenta WOW

A segunda parte da programação do Esquenta WOW que acontece neste sábado (19), na Casa Voz, no Complexo do Aleão teve como destaque a mesa 'Por uma comunicação feminista e antirracista'