Maré recebe projeto inédito de formação em realidade virtual para mulheres

Data:

Inscrições vão até 4 de fevereiro. Formação é gratuita e oferece auxílio para participação.

Por Jéssica Pires

O projeto “Mulheres na Inovação” é uma iniciativa da ong Recode, inédita e que acontece pela primeira vez aqui no Conjunto de Favelas da Maré.  A formação será uma maratona de imersão na tecnologia de Realidade Virtual (VR). As 36 mulheres que participarão do projeto irão receber capacitação por meio da aprendizagem de conceitos, processos e técnicas para a criação de vídeos/documentários em VR que reflitam a realidade das mulheres brasileiras.

O processo de seleção começa com inscrições online pelo link disponível na página do projeto “Mulheres na Inovação” que devem ser realizadas até o dia 4 de fevereiro. Nesse mesmo dia acontece no Galpão Bela Maré um “Ideathon” – um dia inteiro de contato com a linguagem da realidade virtual. Neste encontro serão selecionadas e convidadas as 36 mulheres que seguirão na formação. Não é necessário o conhecimento prévio sobre realidade virtual para participação na formação.

A formação audiovisual será composta por 8 encontros presenciais com especialistas e equipamentos como óculos 3D. Haverá uma ajuda de custo de R$ 300,00 para as participantes. A fase seguinte será de produção das filmagens feitas pelas mulheres com mentoria da equipe. Os documentários produzidos pelas mareenses, sobre suas realidades, serão divulgados pela Recode.

“Vejo essa iniciativa como uma potência para revelar a Maré para o mundo, a partir do olhar luxuoso e poético das mulheres mareenses, que representam o pilar mais forte da constituição do território”, comenta Arthur Pedro, educador social do projeto e morador da Maré. Para Arthur, a formação na linguagem fará a produção audiovisual do território mudar de patamar. “É a potencialização promissora dessa linguagem de captação da realidade para a constituição de novas memórias”

O projeto também conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Globo, Banco BTG e BRQ e organizações locais como a ong Vida Real e a Redes da Maré.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca