Maré sedia Conferência Municipal de Segurança Alimentar

Data:

Conferência Municpal de Segurança Alimentar promove o diálogo entre representantes de organizações com gestores e a população pensando em segurança alimentar


A 6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar acontecerá no dias 21, 22 e 23 de agosto, no Centro de Artes da Maré. Este evento é promovido pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Município do Rio de Janeiro (Consea-Rio).

Com o lema “Fortalecer o Sisan para a garantia de comida de verdade e um país sem fome“, a conferência avalia as ações governamentais e a proposição de novas diretrizes para assegurar o direito humano à alimentação digna, saudável e adequada. Reunindo servidores públicos, gestores, sociedade civil organizada e cidadãos engajados na defesa do direito à alimentação adequada.

O Sisan é o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional formado por membros do governo federal, estadual, municipal e membros de instituições privadas com e sem fins lucrativos. Destina-se a participação dos poderes para o planejamento e implementação de políticas para erradicação da fome.

O que é Consea?

Criado em 2003, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Município do Rio de Janeiro (Consea-Rio) tem a missão de fomentar discussões e ações relacionadas à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e ao Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

Sua gestão é renovada a cada dois anos e compreende representantes tanto do governo municipal quanto da sociedade civil organizada. A Redes da Maré faz parte da gestão atual, com Mariana Aleixo como representante titular e Luna Escorel como suplente.

Votação em propostas urgentes

Antes da Conferência Municipal de Segurança Alimentar aconteceram as regionais nos dias 18 e 27 julho e 5 deste mês.

Àqueles que participaram de alguma etapa regional poderão votar em delegados que representem o município na Conferência Estadual de Segurança Alimentar, sendo quatro da sociedade civil e 2 do poder público. E também nas propostas prioritárias, que irão ser elaboradas em pequenos grupos e votadas em uma plenária durante a conferência.

Para participar é necessário se inscrever através do link que será disponibilizado na descrição do perfil do Conselho no Instagram: @consearj21.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca