Maré terá um dia inteiro de imersão em cultura popular

Data:

No mês do Folclore, a Lona Cultural Municipal Herbert Vianna recebe o I Encontro de Cultura Popular; projetos e coletivos debaterão os desafios e perspectivas do tema na favela

Flávia Veloso

Idealizado com o intuito de reunir grupos e projetos voltados à cultura popular, o I Encontro de Cultura Popular da Maré celebra o mês do Folclore brasileiro num dia em que serão debatidos os desafios e perspectivas do tema na favela.

Compondo a Mesa Redonda do evento, a Capoeira Ypiranga de Pastinha será representada pelo Mestre Manoel; o projeto musical Pandorelando Maré marcará presença com seu idealizador, Rodrigo Maré; e Terezinha Lanzellotti participará levando o projeto de contação de histórias Contos e Lendas da Maré. Para mediar a conversa, Pablo Carvalho, do Quilombo Etu, coletivo criado e protagonizado por jovens negros moradores de favela, que promove uma série de eventos culturais. 

“Um dia para as pessoas se encontrarem, se olharem”

Pensando em como intitulariam o evento, os organizadores questionaram-se sobre qual era a expectativa para esse dia, e perceberam: queriam que fosse “um dia, um espaço, para as pessoas se encontraram, se olharem, verem o que todos estão fazendo”, como contou Pâmela Carvalho, integrante do Quilombo Etu e uma dos organizadores. 

O intuito é fazer um encontro “pé-no-chão”, não esperando um grande público ou repercussão, mas criar um local de potência para quem comparecer e que reverbere para mais encontros, em diversos lugares, inclusive nos espaços dos próprios coletivos que promovem a cultura popular na favela.

O evento será realizado no sábado (31 de agosto), na Lona Cultural Municipal Herbert Vianna (Rua Ivanildo Alves, s/n° – Baixa do Sapateiro). A Mesa Redonda tem início às 10h e, no fim, muita música e dança com o Arraiá da Lona.

Confirme presença no evento do Facebook: http://www.facebook.com/events/1559328537536156/?ti=cl

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Saiba quem são os ganhadores do Comida de Favela

Além dos ganhadores do Comida de Favela três comerciantes ganharam uma menção honrosa pelo trabalho que realizam em seus estabelecimentos

Semana dos Direitos Humanos na Maré começa nesta segunda (4), confira programação

Segundo ano Semana dos Direitos Humanos terá 6 dias de atividades

Encerramento do Festival Comida de Favela acontece neste sábado (2)

Entre maio e junho de 2023, 110 bares e restaurantes se inscreveram para a primeira fase do festival que selecionou 17

Pesquisa Respira Maré avalia urgência de políticas públicas para redução de riscos climáticos

Pesquisa Respira Maré apresenta diagnóstico do ar e a presença de ilhas de calor no território.