Maré terá um dia inteiro de imersão em cultura popular

Data:

No mês do Folclore, a Lona Cultural Municipal Herbert Vianna recebe o I Encontro de Cultura Popular; projetos e coletivos debaterão os desafios e perspectivas do tema na favela

Flávia Veloso

Idealizado com o intuito de reunir grupos e projetos voltados à cultura popular, o I Encontro de Cultura Popular da Maré celebra o mês do Folclore brasileiro num dia em que serão debatidos os desafios e perspectivas do tema na favela.

Compondo a Mesa Redonda do evento, a Capoeira Ypiranga de Pastinha será representada pelo Mestre Manoel; o projeto musical Pandorelando Maré marcará presença com seu idealizador, Rodrigo Maré; e Terezinha Lanzellotti participará levando o projeto de contação de histórias Contos e Lendas da Maré. Para mediar a conversa, Pablo Carvalho, do Quilombo Etu, coletivo criado e protagonizado por jovens negros moradores de favela, que promove uma série de eventos culturais. 

“Um dia para as pessoas se encontrarem, se olharem”

Pensando em como intitulariam o evento, os organizadores questionaram-se sobre qual era a expectativa para esse dia, e perceberam: queriam que fosse “um dia, um espaço, para as pessoas se encontraram, se olharem, verem o que todos estão fazendo”, como contou Pâmela Carvalho, integrante do Quilombo Etu e uma dos organizadores. 

O intuito é fazer um encontro “pé-no-chão”, não esperando um grande público ou repercussão, mas criar um local de potência para quem comparecer e que reverbere para mais encontros, em diversos lugares, inclusive nos espaços dos próprios coletivos que promovem a cultura popular na favela.

O evento será realizado no sábado (31 de agosto), na Lona Cultural Municipal Herbert Vianna (Rua Ivanildo Alves, s/n° – Baixa do Sapateiro). A Mesa Redonda tem início às 10h e, no fim, muita música e dança com o Arraiá da Lona.

Confirme presença no evento do Facebook: http://www.facebook.com/events/1559328537536156/?ti=cl

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Apesar de alegar ‘ação pontual’, operação da PM paralisa escolas e serviços essenciais na Maré

Nas primeiras horas da manhã da última quinta-feira (5), moradores da Nova Holanda e Parque Maré viveram momentos de tensão, medo e incertezas ao acordarem com sons de tiros na região.

Projeto Entre Lugares Maré apresenta dois espetáculos gratuitos

Fundado em 2012, o projeto Entre Lugares Maré apresenta desde então espetáculos proporcionando outra perspectiva de vida aos jovens.

Dezembro Vermelho: HIV não tem rosto

Um dia, Vitor Ramos, influenciador digital estava entre as milhares de pessoas que viviam com HIV, mas ainda não sabia disso. Por conta do diagnóstico tardio, ele sofreu sequelas, no entanto, com tratamento adequada tornou-se indetectável

A favela é um espaço de potência negra

As favelas do Rio de Janeiro - hoje espaços de resistência -, historicamente se formaram como reflexo de um processo de exclusão social e racial, que remonta ao período pós-abolição da escravidão no Brasil.