‘Medida Provisória’, filme dirigido por Lázaro Ramos, terá exibição gratuita na Maré

Data:

Obra com mais de meio milhão de espectadores pelo Brasil pode ser assistida amanhã (22) no Galpão Bela Maré e no dia 30 de julho na Arena Carioca Dicró

Por Redação, em 21/07/2022 às 11h02

Após passar por “censura burocrática”, o filme Medida Provisória estreou e superou os 500 mil espectadores nos cinemas de todo o país. Nesta sexta-feira (22), a obra dirigida por Lázaro Ramos terá exibição gratuita no Galpão Bela Maré, na Nova Holanda. O Observatório de Favelas também vai promover uma sessão na Arena Carioca Dicró, na Penha, no próximo dia 30.

“Promover estas sessões gratuitas é importante pela possibilidade de democratização de uma obra cinematográfica de tanta qualidade produzida no Brasil. Além disso, o filme tem como princípio uma equipe majoritariamente de pessoas negras e de origem popular e isso representa uma oportunidade singular, de públicos de regiões periféricas e faveladas, pessoas pretas a se identificarem com o que vão se encontrar nas telas”, analisa Isabela Souza, diretora do Observatório de Favelas. 

O filme retrata uma distopia na qual o governo brasileiro estabelece uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a ‘voltarem’ à África como uma suposta reparação para tempos de escravidão. O advogado Antônio (Alfred Enoch), sua companheira, a médica Capitu (Taís Araújo), e seu primo, o jornalista André (Seu Jorge) decidem resistir, uns confinados em suas casas, outros no Afrobunker – movimento que vai lutar pelo direito de permanecerem em seu país. Medida Provisória é uma adaptação da obra dramática, do também ator Aldri Anunciação, intitulada “Namíbia, Não!”.

Para Isabela, o momento histórico vivido atualmente acaba por gerar identificação com a trama. “Em tempos de tantos retrocessos e ameaças, sentir esperança, se encontrar, encontrar afago, na história, nos personagens, no amor, nas relações, na poesia, nas artes são elementos que garantem direitos que vêm sendo negligenciados. E para nós, do Observatório, ter a Maré e a Penha como palcos para uma experiência gratuita com este conteúdo é um marco”, diz.

Medida Provisória

Dia 22 de julho de 2022, às 16h
Local: Galpão Bela Maré
Rua Bittencourt Sampaio, 169
Entrada Franca

Dia 30 de Julho de 2022, às 17h
Local: Arena Carioca Dicró
Rua Flora Lobo, s/n – Parque Ary Barroso
Entrada Franca

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca