Mil pipas com led iluminarão o Complexo do Alemão neste sábado, 2

Data:

O evento Pipas pela Paz, organizado pelo projeto Pipas Labs e a ONG Voz das Comunidades, tem por objetivo pedir paz para as favelas

Flávia Veloso

Na noite deste sábado (2), o céu do Morro do Adeus, no complexo do Alemão, se enche de luz, em um ato pedindo paz para as favelas cariocas. O “Pipas pela Paz”, organizado pelo projeto Pipas Labs e a ONG Voz das Comunidades, erguerá mil pipas, cada uma com uma luz de led, e distribuirá ao público, para um show de beleza e simbolismo.

O Pipas Labs é um projeto que une diversão, criatividade e tecnologia. Por meio de brincadeiras, os professores ensinam eletrônica básica às crianças, que colocam a mão na massa e vêm na prática o resultado de seus trabalhos. Uma das atividades que os alunos desenvolvem é a que anexa um dispositivo à pipa, rastreando sua trajetória enquanto voa e mostrando na tela do celular.

Unindo tecnologia, criatividade e um passatempo muito famoso nas favelas cariocas e em todo o país, as mil pipas com luz de led vão encher o céu do Adeus, permitindo que o espetáculo seja visto de vários pontos da cidade. O evento ainda contou com o apoio da empresa Linhas Vera Cruz de Ramos, que doou carretéis de linha coloridas e as pipas brancas, todas brancas.

“A ideia é dar um diferencial à brincadeira, adicionando o led à pipa, e usar isso para fazer uma manifestação que todos vejam, e entendam a mensagem que estamos passando: paz e harmonia para as comunidades”, explicou Tiago Bastos, produtor e organizador do Pipas.

Tiago ainda acrescentou que o ato também pretende motivar o lazer das crianças e impactar na criatividade delas, mostrando que há muitas possibilidades de se criar coisas por meio da brincadeira.

A produtora do Labs Flavia Costa espera que o espetáculo no céu inspire outras favelas a também erguer suas pipas por paz. Será um momento em que o céu da favela será ocupado não por um helicóptero da polícia, mas por liberdade e luz.

Agora, o projeto está trabalhando em duas oficinas: a “Pipas Lab Pro”, para capacitar pessoas a dar aulas de criatividade e tecnologia; e a “História da Favela”, voltada para crianças, com atividades que envolvem tecnologia básica, brincadeira e arte.

Serviço 

O concentração do evento será às 17h, na UPA do Alemão (Estrada do Itararé, 951). De 15 em 15 minutos, uma van levará o público ao local do ato, no Teleférico do Morro do Adeus.

Siga o Pipas Labs e a ONG Voz das Comunidades nas redes sociais:

http://www.instagram.com/playpipaslabs/

http://www.facebook.com/pipaslabs/

http://www.instagram.com/vozdascomunidades/

http://www.facebook.com/vozdascomunidades/

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Inscrições para o ProUni encerram nesta sexta-feira 

O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferta neste segundo semestre cerca de 240 mil vagas em diferentes cursos por todo o país, divididas em bolsas que cobrem 100% e 50% do valor.

Areninha da Maré recebe espetáculo ‘Todos por um’

Obra convida o público a mergulhar na saga de Agenor, um homem negro nascido em 6023, que decide retornar ao seu planeta de origem

Salvador sediará 2° Conferência de Jornalismo de Favelas e Periferias em agosto

O Fala Roça, em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, realizará a 2° Conferência de Jornalismo de Favelas e Periferias nos dias 2 e 3 de agosto de 2024, em Salvador, Bahia

Completar o ensino básico ainda é um desafio para mulheres negras mães, revela estudo

Essa informação foi reforçada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD contínua) realizada em 2023, que mostrou que mais de 9 milhões de jovens entre 15 e 29 anos não concluíram o ensino básico