Mil pipas com led iluminarão o Complexo do Alemão neste sábado, 2

Data:

O evento Pipas pela Paz, organizado pelo projeto Pipas Labs e a ONG Voz das Comunidades, tem por objetivo pedir paz para as favelas

Flávia Veloso

Na noite deste sábado (2), o céu do Morro do Adeus, no complexo do Alemão, se enche de luz, em um ato pedindo paz para as favelas cariocas. O “Pipas pela Paz”, organizado pelo projeto Pipas Labs e a ONG Voz das Comunidades, erguerá mil pipas, cada uma com uma luz de led, e distribuirá ao público, para um show de beleza e simbolismo.

O Pipas Labs é um projeto que une diversão, criatividade e tecnologia. Por meio de brincadeiras, os professores ensinam eletrônica básica às crianças, que colocam a mão na massa e vêm na prática o resultado de seus trabalhos. Uma das atividades que os alunos desenvolvem é a que anexa um dispositivo à pipa, rastreando sua trajetória enquanto voa e mostrando na tela do celular.

Unindo tecnologia, criatividade e um passatempo muito famoso nas favelas cariocas e em todo o país, as mil pipas com luz de led vão encher o céu do Adeus, permitindo que o espetáculo seja visto de vários pontos da cidade. O evento ainda contou com o apoio da empresa Linhas Vera Cruz de Ramos, que doou carretéis de linha coloridas e as pipas brancas, todas brancas.

“A ideia é dar um diferencial à brincadeira, adicionando o led à pipa, e usar isso para fazer uma manifestação que todos vejam, e entendam a mensagem que estamos passando: paz e harmonia para as comunidades”, explicou Tiago Bastos, produtor e organizador do Pipas.

Tiago ainda acrescentou que o ato também pretende motivar o lazer das crianças e impactar na criatividade delas, mostrando que há muitas possibilidades de se criar coisas por meio da brincadeira.

A produtora do Labs Flavia Costa espera que o espetáculo no céu inspire outras favelas a também erguer suas pipas por paz. Será um momento em que o céu da favela será ocupado não por um helicóptero da polícia, mas por liberdade e luz.

Agora, o projeto está trabalhando em duas oficinas: a “Pipas Lab Pro”, para capacitar pessoas a dar aulas de criatividade e tecnologia; e a “História da Favela”, voltada para crianças, com atividades que envolvem tecnologia básica, brincadeira e arte.

Serviço 

O concentração do evento será às 17h, na UPA do Alemão (Estrada do Itararé, 951). De 15 em 15 minutos, uma van levará o público ao local do ato, no Teleférico do Morro do Adeus.

Siga o Pipas Labs e a ONG Voz das Comunidades nas redes sociais:

http://www.instagram.com/playpipaslabs/

http://www.facebook.com/pipaslabs/

http://www.instagram.com/vozdascomunidades/

http://www.facebook.com/vozdascomunidades/

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Série “Amar É Para Os Fortes” será exibida gratuitamente na Maré

Série sobre violência das operações policiais em favelas será exibida na Maré nesta quarta (05)

Das pistas de atletismo da Maré para solo estadunidense

A trajetória do atleta mareense de 22 anos que, por meio da corrida, pôde voar.

Rene Silva e Flavia Oliveira são homenageados pela deputada Renata Souza

Renata Souza entrega Medalha Tiradentes a Rene Silva e...

Saiba quem são os ganhadores do Comida de Favela

Além dos ganhadores do Comida de Favela três comerciantes ganharam uma menção honrosa pelo trabalho que realizam em seus estabelecimentos