Moradores da Praia de Ramos comemoram Dia do Meio Ambiente com conscientização

Moradores reúnem-se para Dia Mundial do Meio Ambiente. Foto: Hélio Euclides

Moradores da Praia de Ramos comemoram Dia do Meio Ambiente com conscientização

Por Hélio Euclides, em 07/06/2021 às 10h34

Editado por Edu Carvalho

No último sábado (05/06) a Praia de Ramos esteve agitada, com evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A celebração da data trouxe à reflexão a preservação da natureza, que começa em casa e no entorno da moradia. O local foi escolhido para lembrar os 21 anos do abraço da região, que reuniu cerca de 80 mil pessoas. Na época, os ativistas pediam a despoluição da Baía de Guanabara, algo que até hoje não aconteceu. 

Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, a data é uma forma de colocar em pauta questões essenciais que envolvem a preservação dos recursos naturais, de modo a sensibilizar a população, os governos e as empresas. Anualmente, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) escolhe um tema central para discussão e um país para a realização das atividades. Este ano, o tema foi Restauração dos Ecossistemas e teve como sede o Paquistão.

Na Maré, a data não foi esquecida. Diversos moradores e instituições se uniram e realizaram a festa Eco Todos Juntos. Um dos idealizadores foi Bhega Silva, cantor e compositor local. “Deixamos nossa mensagem e plantamos várias sementes. Precisamos fazer mais eventos desse tipo de conscientização. Foi a união de todos, como o quiosque Point do Rock, que cedeu o espaço, o Sabor do Iate, que doou cachorro quente para as crianças, e o Mercado Pexichete que deu o som, entre outros. Fizemos com pouco, mas não deixamos de levar alegria para as crianças”, comenta. Os presentes na comemoração ainda fizeram doações de alimentos para famílias em estado de vulnerabilidade, além de ração para cães de um abrigo localizado no Piscinão de Ramos. 

O evento contou com plantio de mudas feitas por crianças, coleta de tampinhas de garrafas e materiais recicláveis, palestras, oficina de como fazer sabão utilizando óleo de cozinha queimado, shows de diversos artistas e encerrou a noite com o projeto Cineminha no Beco, que exibiu o filme Educação Ambiental. A comemoração contou com agentes ambientais, como Valdirene Militão. “Precisamos falar do cuidado com o meio ambiente para todos. Contudo, focar nas crianças é fundamental, pois é mais fácil formar do que reformar. Tivemos a oportunidade de falar sobre compostagem, reaproveitamento de óleo e produção de sabão. O segredo do evento foi a parceria, o amor pelo planeta e o respeito por todos os seres vivos”, expõe. Militão participa do Projeto Ricardo Barriga, que troca máscaras de proteção por alimentos, doados à pessoas vulneráveis. Um dos produtos feitos é o sabão, com base no óleo de cozinha reutilizado. 

Captação de óleo de cozinha usado para produção de sabão. Foto: Hélio Euclides

“Não podemos desistir. É muito importante o carinho com as plantas. Chego a chorar quando as pessoas destroem as plantas no espaço que estamos cultivando aqui no jardim”, conta Vânia Tavares, que, com o marido e um jardineiro, cultivam as plantinhas e eram alguns dos voluntários presentes na ação. 

Para alegrar as crianças, a mobilização contou com shows do cover do Patati e Patatá, os Renegas’2, Bhega Silva, Carol Clássico e Jazz, Academia Juliana Coelho e Thainá Silva. João Gomes, jogador do Flamengo, esteve presente e parabenizou a todos pela iniciativa. 

Evento contou com participação do jogador do Flamengo, João Gomes. Foto: Hélio Euclides


Edu Carvalho

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *