Morre Mikimba: o craque de bola da Maré

Data:

Ex-jogador se destacou nos gramados do território como veterano

Morreu na última segunda-feira (05/06), o jogador de futebol Jorge Eduardo Francisco da Silva, o Mikimba, de 70 anos. Ele jogou pelo Bonsucesso durante anos. “Um cara excepcional, como pai, esposo e amigo. Um homem maravilhoso, que sempre procurava ajudar as pessoas. Um excelente cozinheiro, que também era um craque da bola, que me ensinou muitas coisas. Foram os ensinamentos deles que me fizeram chegar a ser profissional. Fica a lembrança e a saudade”, expõe o filho Eduardo Francisco, mais conhecido como Dudu, que jogou em vários clubes grandes, entre eles o Cruzeiro e Botafogo.

“O Mikimba era meu compadre, jogava com ele desde criança. Aliás, ele jogava muita bola. Na favela da Maré ganhou tudo que era competição, sendo artilheiro. Poucos da favela chegaram aos pés deles. O primeiro campeonato de máster fez 25 gols, nunca foi superado, isso em 1996. O Mikimba era um ícone. Todo mundo do futebol do território conhecia ele, um nome singular, era o Pelé da Maré. Uma perda muito grande”, comenta Arides Menezes, pioneiro do futebol da Nova Holanda.

Sebastião Rodrigues, conhecido como Boi, liderança do futebol de veterano pelo Raiz da Vila, resume em uma frase a perda do amigo dos gramados. “Mikimba era uma lenda”, conclui. A causa da morte foi parada cardíaca. O ex-atleta deixa esposa, filho, cinco netas e muitos afilhados. 

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca