Em sua obra, autor busca cativar o público infantil através do diálogo de duas gerações, misturando elementos da fantasia com vivências da favela
Maiara Carvalho*
“Morro do Dragão” é o mais novo livro de Renato Cafuzo, escritor, designer, ilustrador e também cria do Morro do Timbau, favela mais antiga da Maré. Em sua obra, Cafuzo busca cativar o público infantil através do diálogo de duas gerações diferentes, misturando elementos da fantasia com vivências da favela. Lançado pela editora Mórula Editorial, o livro já é uma referência da literatura afro-periférica infantil.
A história brinca com o simbolismo da representação de um dragão enquanto desbrava as possibilidades de um povo aprender uns com os outros através da oralidade. Renato acrescenta que sua obra fala sobre memória, mas também revela o potencial das favelas em construir narrativas.
O evento de lançamento aconteceu no final de agosto, no Pontilhão Cultural da Maré, espaço que atrai crianças e adultos para praticar diversas atividades. O local foi escolhido a dedo pelo escritor: “Lançar o livro aqui é uma questão de compromisso pra mim. É claro que eu quero que a minha obra ganhe o mundo, mas quando faço [o livro] são as crianças daqui da Maré que eu imagino lendo. Então pra mim é materializar parte do que eu já imagino para o livro, já chegar ao mundo com as crianças junto dele.”, reforça Renato, em entrevista ao Maré de Notícias.
| Já leu essas?
- Narrativas ancestrais e lendas folclóricas preservam a memória da Maré
- Pintor retrata a beleza da Maré e os desafios na arte
- Capoeira raiz de luta e cultura na Maré
Favela como inspiração
Em sua estreia como escritor com o livro “Moleque Piranha”, Renato Cafuzo já expressava, entre linhas e imagens, a importância do seu território para criar e contar histórias. Agora, em seu novo livro, o diálogo entre duas gerações reforçam a influência da história do próprio autor para criar outras. “Morro do Dragão” é uma mistura de fantasia, memória e ancestralidade.
Para o autor, estudar é exercício de respeito, e ressalta que para construir seu livro foi importante estudar sobre a simbologia do dragão em diferentes culturas, e acredita que isso será refletido nas páginas escritas por ele: “O que eu espero é que se reconheçam. Na sua criatividade, na sua relação com seus familiares. E que também entendam quanto pode ser encantador entender a própria história, a história do seu território e as histórias de outras culturas também”, diz o autor.
O livro “Morro do Dragão” está disponível para venda no site da Mórula, editora responsável pelo lançamento, e custa R$ 50,00.
(*) Maiara Carvalho é estudante de Rádio e TV da Universidade Federal do Rio de Janeiro e faz parte do projeto de Extensão Conexão UFRJ com o Maré de Notícias.