Museu de Arte do Rio e Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro lançam podcast que discute o Brasil sob múltiplos pontos de vista

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Por Redação, em 17/08/2021 às 11h30

A parceria entre o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) na concepção da exposição “Imagens que não se conformam”, em cartaz até outubro deste ano, continua rendendo frutos. A dupla vai lançar na próxima quarta-feira (18), às 18h, no site do MAR e no Spotify, o podcast “Para pensar o Brasil: histórias que não se conformam”.

Formada por dez episódios, a série conta com a participação de intelectuais e pensadores confrades do IHGB. A ideia é refletir sobre os diferentes aspectos da sociedade brasileira, em diálogo com a programação da mostra exibida no MAR – cuja proposta é aventar conexões contemporâneas sobre a história do país a partir da coleção do instituto. O lançamento dos capítulos acontecerá semanalmente, todas às quartas-feiras, até 27 de outubro, sempre com um convidado diferente.

Diretor-presidente do Instituto Odeon, Carlos Gradim destaca o viés artístico-educacional do projeto. “É uma alegria para nós do Instituto Odeon entregar mais um resultado da nossa parceria com o Instituto Cultural Vale que resultou neste projeto de fortalecimento do patrimônio cultural brasileiro por meio do diálogo entre o MAR e o IHGB. Este podcast nos traz preciosas reflexões para pensar o Brasil com o atravessamento da arte-educação, como propõe a Escola do Olhar em cada episódio”, reforça.

Para Victorino Chermont, presidente do IHGB, o produto ressalta a sinergia do instituto com o museu. “Este podcast é um feliz desdobramento da parceria firmada pelo IHGB com o MAR e abre um novo tempo no modo de estarmos presentes na vida cultural do país”, afirma. Na estreia, o pesquisador Paulo Knauss fala sobre como a biografia do Brasil pode ser contada por meio da arte nacional, que serve de interrogação da realidade. Ele também aborda outras questões, como o modo em que os registros artísticos passaram de representações do sagrado para a construção das imagens fundadoras da nação; a maneira como a obra de arte nos impacta individualmente, ajudando a compreender a dinâmica da sociedade e a criar um repertório de desafios, apurando nosso olhar e nossos questionamentos; além de investigar os desafios do futuro para uma arte que visa reparação histórica, uma vez que nem sempre ela foi capaz de representar a diversidade
de nosso corpo social.

Segundo Knauss, nunca foi tão atual pensar o Brasil a partir da história. “Fazer isso em companhia de especialistas ajuda a compreender que a sociedade é uma construção histórica que sempre se atualiza. A série de entrevistas também representa um modo de aprofundar os temas propostos pela exposição ‘Imagens que não se conformam’. Esperamos que o diálogo entre o podcast e a exposição aproxime os públicos das duas realizações”, deseja.

Entre um bloco e outro, os ouvintes vão escutar pílulas de conhecimento desenvolvidas pelos educadores da Escola do Olhar, braço educacional do MAR. Ao longo da série, os convidados vão tratar da temática central, ainda, sob as perspectivas da literatura, patrimônio cultural, arqueologia, imprensa, mulheres, saúde, cidadania, entre outras. O podcast “Para Pensar o Brasil: histórias que não se conformam” é uma produção da Rádio Graviola, com locução de Valéria Becker e roteiro de Alice Gomes. A gravação foi realizada de maneira on-line, com a captação e operação de som do Espaço Ipiranga. A identidade visual é assinada pela designer Simone Jablkowicz. Depois do lançamento do podcast, antecedido pela exposição “Imagens que não se conformam”, MAR e IHGB vão fechar a trinca de colaboração com uma web série, ainda sem data de divulgação.

O Museu de Arte do Rio

Iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro deste ano, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos. “A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949.

O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Raphael Callou, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil.

O Instituto Odeon foi responsável pela operacionalização, apoio e execução de atividades e serviços culturais para a completa gestão do Museu de Arte do Rio desde sua concepção, no ano de 2012. Em 2021, firmou parceria com a OEI para seguir nesta correalização, unindo esforços para o melhor funcionamento do museu e dando assim continuidade às ações já desenvolvidas no MAR.

O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor
como patrocinadora master e a Bradesco Seguros como patrocinadora, todos por meio
da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A Escola do Olhar conta com o apoio do Itaú Cultural, da Machado Meyer Advogados e do Icatu Seguros via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, é também patrocinada pelo Grupo GPS, RIOgaleão, ICTSI Rio Brasil, ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e HIG Capital. O Instituto Olga Kos patrocina os recursos de acessibilidade do MAR. O MAR conta ainda com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e realização da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal
do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

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