‘Nem Todo filho Vinga’ estreia temporada em teatro no Leblon

Data:

 Espetáculo de companhia mareense tem atores do território e de outras favelas da cidade 

Por Redação

Depois do sucesso de público no Museu da Maré, o espetáculo da companhia mareense “Cria do Beco”, “Nem Todo Filho Vinga”, retoma a temporada no Teatro Municipal Café Pequeno, no Leblon, nos fins de semana de setembro. Ganhadora do 9° Festival de Teatro Universitário (Festu), em 2019, a produção foi baseada na obra “Pai Contra Mãe”, do escritor Machado de Assis (1839-1908). A cena desenvolvida por jovens universitários, negros e moradores da Maré, nasceu a partir da provocação feita pelo autor, que termina sua obra literária com a frase que dá título à cena: “Nem todo filho vinga”.

A obra traz a história do personagem Maicon, morador da Maré que, após passar para a Faculdade de Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), passa a confrontar os ideais de justiça do Estado Brasileiro. Diante dos inúmeros eventos de injustiça que ele e seu grupo de amigos vivem diariamente, ao longo do seu ano letivo, Maicon sentirá na pele como as políticas públicas – ou a ausência delas – influenciam todas as esferas da vida.

Para o ator Jefferson Melo, protagonista do espetáculo, o texto traz a narrativa favelada em sua essência, dos atravessamentos diários que o corpo favelado insiste em existir, em persistir na vida, no acesso à faculdade, a cidade e presença nesta sociedade excludente.

“O desconforto vai tocar os olhares preconceituosos de quem não consegue enxergar a favela. Nossa intenção também é fazer com que os nossos amigos favelados se reconheçam nas narrativas. A personagem fala muito de mim, dos meus amigos e vizinhos da minha comunidade. Maicon é um jovem preto, sonhador e militante. Ele luta diariamente para existir nos espaços de exclusão”, diz. 

A atuação é interativa entre atores e plateia. O objetivo é fazer do palco a favela, que se diverte, que faz festa, que tem a solidariedade em sua essência e que vive essa pluralidade cultural. A nova temporada tem como objetivo ampliar e afirmar cada vez mais a presença dos corpos favelados na cena teatral carioca, afirma Jefferson.

Fotos: José Bismark

SERVIÇO:

Nem Todo Filho Vinga

Dias: Sábados e domingos de setembro de 2022

Sábados às 20h

Domingo às 19h

Onde: Teatro Municipal Café Pequeno

Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon

Ingressos disponíveis na plataforma Sympla na bio do Instagram @nemtodofilhovinga

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Evento leva atividades pós-carnavalescas gratuitas para Fiocruz

Amanhã, das 10 às 16h, atração musical, atividades externas, oficinas, exposições e teatro dão o tom do “Quero + Folia no Museu”, um evento que vai abrir as portas da FioCruz