O desejo de mudar a educação

Data:

Com a pedagogia, Luiza espera novos rumos para ensinar

Hélio Euclides

Luiza de Lima de Oliveira, de 22 anos, cursou por dois anos o Pré-Vestibular Redes da Maré. A moradora da Nova Holanda é uma das mais novas universitárias da Maré. Ela já está em fase de provas, do primeiro período, do curso de Pedagogia, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

A recém-universitária terminou o Ensino Médio em 2015, e, no ano, seguinte fez o Pré-Vestibular da Igreja Jesus de Nazaré. Em 2017 e 2018, Luiza encontrou pedreira pelo meio do caminho: as 24 horas do dia eram insuficientes para a quantidade de demandas e obrigações sob sua responsabilidade. “Tinha que fazer as coisas da casa pela manhã, estudar no Pré-Vestibular da UniFavela à tarde e no Pré-Vestibular Redes da Maré à noite. Estudei muito, mas o esforço me ajudou a conseguir a vaga”, lembra. Ela conta que conhece a Redes da Maré há bastante tempo, onde fez cursos de francês e informática.

“Educação transforma o mundo”

Ao todo, foram três anos de preparação para o ingresso na universidade. “O Ensino Médio público é precário. Então, o pré-vestibular me ajudou, principalmente, na interpretação de texto e redação”, desabafa. Luiza sabe bem o porquê da escolha do curso de pedagogia. “Não quero que um filho se decepcione com o Ensino Médio, como aconteceu comigo. Sei que a educação transforma o mundo. Quero tentar fazer algo para melhorar a estrutura da educação do país”, deseja.

Luiza focou no vestibular realizado pela Uerj, por acreditar que a prova é conteudista, o seu forte. Quando soube da notícia que tinha passado, ela levou um susto. “Passar para uma universidade pública tem um grande peso na vida, ainda estou vivendo o momento. Na universidade, tudo é novo, estou em fase de conhecer”, revela.

Na família, ela será a primeira a ter o diploma, já que pai começou três faculdades, mas não chegou a concluí-las. Luiza revela que nessa trajetória seu segredo foi a força de seus pais, que foram seu alicerce. Mas ela dá uma dica para quem deseja o ingresso numa universidade. “Não desistir, e sim lutar”, resume.


Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Série “Amar É Para Os Fortes” será exibida gratuitamente na Maré

Série sobre violência das operações policiais em favelas será exibida na Maré nesta quarta (05)

Das pistas de atletismo da Maré para solo estadunidense

A trajetória do atleta mareense de 22 anos que, por meio da corrida, pôde voar.

Rene Silva e Flavia Oliveira são homenageados pela deputada Renata Souza

Renata Souza entrega Medalha Tiradentes a Rene Silva e...

Saiba quem são os ganhadores do Comida de Favela

Além dos ganhadores do Comida de Favela três comerciantes ganharam uma menção honrosa pelo trabalho que realizam em seus estabelecimentos