O direito à praia: relatos de moradores de favelas, subúrbio e periferia

Idas à praia sempre rendem histórias, sejam boas ou ruins. Queremos saber a sua!

Gostar de praia e morar pertinho do mar é uma realidade distante para grande parte da população do Rio. Para quem mora longe, é um passeio que começa muitas horas antes, pois é preciso preparar o que levar para comer e beber, organizar bolsa, encarar transporte, disputar lugar na areia… Por mais divertido que seja, também temos alguma história não muito legal para contar. Que tal compartilhar com a gente?

  • Qual é o seu nome?
  • Qual praia você frequenta?
  • Como faz para chegar lá? 
  • Quais as dificuldades para chegar na praia? 
  • Você já passou por alguma situação desconfortável na praia, como olhares atravessados, não ser atendido por algum barraqueiro…? Conte o seu episódio.
  • Para você, a praia é um lugar democrático e acessível a todos?
  • O que você acha da proposta da Prefeitura sobre o aplicativo para reservar uma faixa de areia da praia? (Saiba mais aqui)
  • Diga o seu nome e que você autoriza o uso de sua imagem ao Maré de Notícias.

Mande pra gente pelo Whatsapp (21)9721-9410 ou pelo e-mail maredenoticias@gmail.com 

Dicas para gravar vídeos com o celular:

A sua história é muito importante para gente. Por isso, elaboramos este pequeno guia com dicas para que você consiga captar sua história da melhor maneira possível.

  1. Limpe a lente da câmera do seu celular: sujeira e gordura tendem a ficar acumuladas na lente da câmera dos aparelhos celulares e isso pode prejudicar a nitidez da imagem. Limpe com cuidado para não arranhar!
  1. Preste atenção ao áudio: os ruídos de fundo podem prejudicar o entendimento da sua fala no vídeo, então o ideal é que você grave em um ambiente silencioso. Cuidado para não colocar a mão no microfone enquanto estiver gravando. Nesse momento, o seu fone de ouvido pode ser um grande aliado. Sabe aquele fone de ouvido que vem junto com o celular? Então, ele tem um microfone que pode contribuir bastante para a sua captação de áudio É só conectar o fone de ouvido no celular em que você está gravando. Só toma cuidado para não colocar o microfone muito perto da boca, isso faz com que o som fique abafado. 
  1. Filme na horizontal: isso é importante para que o seu vídeo seja visto no tamanho certo em televisões e telas de computadores, por exemplo. Então, mantenha seu celular na horizontal enquanto grava. 
  1. Mantenha o vídeo estável: tripés podem ajudar muito nisso, mas se você não tiver um em casa, não tem problema! Filme utilizando as duas mãos para segurar o celular, aí você tem menos chances de tremer. Improvisar uma gambiarra para apoiar o celular também é válido, mas toma cuidado para ele não cair!
  1. Use a luz a seu favor: quando for filmar, prefira ambientes bem iluminados e confira se você está na direção da luz. Se você estiver na direção contrária, seu vídeo pode acabar ficando muito escuro e a gente não vai conseguir te ver. 
  1. Enquadramento: preste atenção se seu rosto está aparecendo inteiro na tela, sem cortar sua testa ou seu queixo, por exemplo. Tenha em mente também que você é a parte mais importante da imagem, então evite que apareça mais o teto que você, por exemplo.
  1. Evite marcas d’água: atualmente, temos usado muito aplicativos para gravação que deixam uma marca d’água no canto da sua imagem. Evite gravar com eles, priorize uma imagem sem interferências.  
  1. Sobre o conteúdo do vídeo, seja o mais natural possível para contar sua história sobre as idas à praia e dar sua opinião sobre o aplicativo da Prefeitura para a reserva de lugares na praia e se precisar de ajuda não se esqueça de nos dar essas informações.

mareonline

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *