Observatório de Favelas lança nova cartilha de combate ao coronavírus

Data:

Publicação é parte da campanha “Como se Proteger do Coronavírus” que, desde março de 2020, divulga informações de qualidade para moradores de favelas e periferias

Pela Redação em 12/05/2021 às 10h

Em formato online e impresso, a publicação faz parte da campanha para divulgar informações de qualidade sobre cuidado e proteção para moradores de favelas e periferias. Em novembro de 2020, o Observatório de Favelas lançou a cartilha “Como se Proteger do coronavírus”, que agora ganhou um capítulo sobre vacina. “Convidamos especialistas para pensarmos juntos formas e soluções para que efetivamente as pessoas que moram em territórios favelados possam se proteger. Como nesse cenário podemos contribuir para que moradores de favelas e periferias de alguma forma se protejam? Porque consideramos que é nosso papel articular esse tipo de solução. Passar do lugar da constatação e avançar no sentido de pensar soluções”, explica Isabela Souza, diretora do Observatório de Favelas. 

A publicação foi produzida a partir de diálogos com especialistas como a professora da Escola de Enfermagem, Anna Nery, e Andreza Rodrigues, coordenadora do projeto de extensão Saberes em Saúde, ambos da UFRJ. Além da vacina, há temas como alimentação, lavagem das mãos, saúde mental, distanciamento, transporte público. “Passados os meses, permanece a certeza de que juntos ajudamos a cuidar da vida de muitos e que ainda precisamos continuar cuidando! A pandemia ainda não acabou! A cartilha, além de ser uma nova forma de apresentar o conteúdo da campanha, é também uma forma de dizer: a resistência pela vida de todos continua e continuará nos guiando”, afirma Andreza. 

Para além da internet

Desde o lançamento, a iniciativa, vem experimentando diversos formatos para ampliar o alcance entre moradores de periferias de informações confiáveis sobre proteção e cuidado em tempos de pandemia. Entre os formatos estão áudio, peça gráfica, texto, vídeo, pack de figurinhas (todos disponíveis para baixar AQUI). Entendendo que o acesso à internet de qualidade não é uma realidade para muitos brasileiros, sobretudo moradores de favelas e periferias, também foi disponibilizada a versão impressa da Cartilha.

Sobre a Campanha “Como se Proteger do Coronavírus” 

A realização é do Observatório de Favelas, com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e em parceria com o projeto de Extensão Saberes em Saúde da Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ. Acesse a Cartilha “Como se Proteger do Coronavírus” em https://bityli.com/CartilhaOF.

A cartilha também está disponivel pelo QR Code.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Entenda o Projeto de Lei que equipara aborto em casos de estupro a homicídio 

O Projeto de Lei 1904/2024, chamado de “PL da Gravidez Infantil” ou “PL do Aborto”, equipara o aborto após a 22ª semana de gestação ao crime de homicídio, criminalizando mulheres e profissionais de saúde envolvidos no procedimento.

Operação da Polícia Civil é marcada por intenso tiroteio e correria em três favelas da Maré

O Maré de Notícias recebeu vídeos que mostram mães correndo e procurando se proteger dos disparos abraçadas a seus filhos por causa do horário de saída do período matutino