“Outubro Rosa”: prevenção, diagnóstico e tratamento

Data:

Campanha tem como objetivo orientar sobre a saúde da mulher e conscientizar sobre a importância do autocuidado

Thaynara Santos

No Rio de Janeiro, clínicas da família e os centros municipais promovem ações durante todo o mês de outubro com objetivo de levar orientações sobre saúde da mulher e conscientizar sobre a importância do autocuidado. A Secretaria Municipal de Saúde informou que exames preventivos, debates sobre alimentação saudável, planejamento familiar, empoderamento feminino, e rodas de conversa sobre prevenção ao câncer de mama e de colo de útero são algumas das atividades previstas na programação.

A morte por câncer de mama está ligada principalmente ao diagnóstico tardio e ao tratamento inadequado. O objetivo é diagnosticar o câncer o mais precocemente possível, ainda nos estágios iniciais da doença, quando o tratamento é mais efetivo. Os endereços e telefones das unidades de saúde do município que oferecem as atividades do “Outubro Rosa” estão no site da prefeitura

Um mal que não escolhe gênero

O câncer de mama também atinge homens. O gênero masculino representa 1% do total de casos da doença. Ano passado, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde estimaram mais de 59 mil casos de câncer de mama em mulheres no Brasil, representando cerca de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino, somente no Brasil. A doença é mais comum em mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste no Brasil. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento para o câncer de mama.

O Ministério da Saúde alerta que o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama e a doença pode evoluir de diferentes formas. Segundo o INCA, cerca de 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos mais saudáveis, como: prática de exercícios físicos, alimentação saudável e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. No site da instituição também tem outras dicas de prevenção, auto-exame, informações sobre sintomas, etc. 

Leitura pelo empoderamento feminino

Anualmente, a campanha “Outubro Rosa”, realizada por meio de eventos e atividades, alerta a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama em todo o mundo. Essa campanha teve início na década de 1990, criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, instituição americana. O INCA participa desse movimento internacional desde 2010.

A Biblioteca Popular Escritor Lima Barreto abriu uma exposição pela conscientização da importância da data somente com  livros de capas cor de rosa. O espaço é aberto a todos.

Endereço: Rua Sargento Silva Nunes, nº 1.012 – Nova Holanda (ao lado da ONG Redes da Maré)

Telefone: 3105-8421

Horários de funcionamento das Salas:

Sala Jovem e Adulto: segunda a sexta, das 9h às 21h.

Sala Infantil Escritora Maria Clara Machado: segunda a sexta, das 14h às 20h.


Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Rene Silva e Flavia Oliveira são homenageados pela deputada Renata Souza

Renata Souza entrega Medalha Tiradentes a Rene Silva e...

Saiba quem são os ganhadores do Comida de Favela

Além dos ganhadores do Comida de Favela três comerciantes ganharam uma menção honrosa pelo trabalho que realizam em seus estabelecimentos

Semana dos Direitos Humanos na Maré começa nesta segunda (4), confira programação

Segundo ano Semana dos Direitos Humanos terá 6 dias de atividades

Encerramento do Festival Comida de Favela acontece neste sábado (2)

Entre maio e junho de 2023, 110 bares e restaurantes se inscreveram para a primeira fase do festival que selecionou 17