Panorama Covid-19: cenário epidemiológico apresenta estabilidade dos indicadores da doença

Data:

Taxas de positividade dos testes de antígeno e RT-PCR começam apresentar tendência de queda

Por Redação, em 05/07/2022 ás 07h.

A 7ª edição do Panorama Covid-19, divulgada na última sexta-feira (01.07) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra um cenário de estabilidade dos indicadores precoces da Covid-19. Alguns dados já começam a apresentar tendência de queda. A análise considera os dados registrados na semana de 19 a 24 de junho.

”Nesta última semana, começamos a observar uma estabilidade nos atendimentos por síndrome gripal na UPAS. A proporção maior é de atendimentos adultos, mostrando que os casos em crianças estão reduzindo. As taxas de positividade, por sua vez, estão apresentando uma tendência de redução. Importante que a população siga procurando os postos para completar o esquema vacinal. As vacinas são a maneira mais eficaz de evitarmos as formas graves e óbitos pela doença”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Os atendimentos a casos de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento da rede estadual (UPAs) apresentam estabilidade, com 5,6% de atendimentos a mais que na semana anterior. Na semana de 13 a 18 de junho, a média diária de atendimentos foi de 604, sendo 244 pediátricos. Já na semana de 19 a 24 de junho, a média diária foi de 640 atendimentos, sendo 374 de adultos.

Na última semana, foram realizados em média 14.875 testes de antígeno por dia, sendo a positividade de 30%. Em relação ao RT-PCR, estão sendo analisados em média 831 exames por dia, com positividade de 37%. Na semana de 13 a 18 de junho, a positividade dos testes de antígeno estava em 34% e a dos exames de RT-PCR, em 36%.

Quanto às solicitações de leito para tratamento da Covid-19, a média diária foi de 22 para UTI e 18 de enfermaria.  Na semana de 13 a 18 de junho, a média diária foi de 18 solicitações para UTI e 13 de enfermaria. A média diária de pessoas aguardando um leito é de 43 para UTI e 35 para enfermaria. Importante ressaltar que a fila é dinâmica e, ao longo das 24h, pessoas entram e saem dessa fila.

A SES acionou o plano de contingência da Covid-19 e já reverteu 30 leitos de enfermaria e 47 de UTI no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz), no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann e no Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião. A ação pode ser ampliada, de acordo com a demanda. O plano prevê a ativação de níveis a partir de determinados cenários epidemiológicos. Com base nesse plano, em cada nível de ativação, são definidas as medidas de enfrentamento a serem tomadas.

A Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS) enviou nota técnica aos 92 municípios com orientações sobre testagem para Covid-19 no estado. O texto alerta para que as unidades básicas e de pronto atendimento mantenham a oferta de teste rápido de antígeno para todos os casos de síndrome gripal.

Para consultar o Panorama Covid e outras informações, como número de internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal, basta acessar o Painel de Monitoramento da Covid-19: https://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Sementes de Marielle; confira segunda parte da entrevista com Mãe da vereadora

Nessa segunda parte da entrevista, Marinete fala sobre as sementes deixadas por Marielle, do protagonismo de mulheres negras em espaços de poder e a partir do contexto do assassinato da vereadora, como acreditar em justiça.

‘Não há uma política de reparação’, diz Mãe de Marielle sobre vítimas do estado

Além de criticar o Estado e o Judiciário, que, em diversas instâncias, colaboraram pela impunidade do crime, Marinete aproveitou para reforçar o sonho que a família tem: inaugurar, via Instituto, o Centro de Memória e Ancestralidade