Para além da sala de aula: a arte como apoio da educação

Data:

Parceria com o coral do ‘Instituto Sabendo Mais’ garante às crianças mareenses o contato com a arte da música e do canto

Ana Lourdes Grossi(*)

Arte e música para as crianças da Maré: na Escola Municipal Escritor Lêdo Ivo, localizada no antigo Sesi, de frente para o Conjunto Bento Ribeiro Dantas, uma das 16 favelas da Maré, os alunos aprendem mais do que conteúdos didáticos escolares. A parceria com o coral do Instituto Sabendo Mais garante às crianças, de seis à dez anos, o contato com a arte da música e do canto. A organização, que não possui fins lucrativos, tem como objetivo proporcionar atividades culturais e educacionais em áreas de vulnerabilidade social. Eles completam as aulas de música já ofertadas pela prefeitura na Lêdo Ivo e ensaiam o grupo de aproximadamente 30 estudantes, participantes do coral. 

O Coral

Para mostrar o que foi aprendido durante o ano, o Coral Sabendo Mais/Lêdo Ivo realiza apresentações para os familiares. A participação e dedicação deles, segundo a diretora da escola, Marisa Barros, é notável. “É um momento de protagonismo e de expectativa de alguma coisa legal que vai vir. Então os pais participam muito, se comprometem.” 

O colégio possui turmas do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental. Por isso, o acompanhamento do coral com esses alunos dura em média três anos. Alguns, mesmo depois de saírem da escola, seguem participando do coral oficial da Sabendo Mais. O ex-aluno João Carlos da Silva Souza é um desses exemplos. O menino, que saiu da escola há quatro anos, protagonizou o espetáculo “O Pequeno Príncipe”, que teve sua estreia no Teatro Cidade das Artes.

Leia Mais:

Parceria para “Saber Mais”

O Instituto Sabendo Mais atua em outras áreas além da música. A organização desenvolve projetos culturais, esportivos e educacionais. São nove no total. Variam entre dança, canto, judô, alfabetização e preparo para concursos. Atendem 40 escolas, alcançando 10.200 pessoas da região da Maré e adjacências. Agora com nove anos de história, recebem apoio de instituições privadas e públicas como da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Foreducation, da Google. 

Para saber mais:

Instituto Sabendo Mais
@institutosabendomais 
Endereço: Bonsucesso, R. Praia de Inhaúma, 200 – Maré

*Ana Lourdes Grossi é aluna do Curso de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com o Maré de Notícias e o Conexão UFRJ.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca