Pastor evangélico Milton Ribeiro é o novo ministro da Educação

Data:

Ribeiro será o quarto ministro a comandar a pasta em um ano e meio de governo Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro anunciou hoje (10) por meio de uma rede social que o professor e pastor evangélico Milton Ribeiro é o novo ministro da Educação. A nomeação foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Ribeiro será o quarto ministro a comandar a pasta em um ano e meio de governo Bolsonaro. Os antecessores são Ricardo Vélez Rodríguez, Abraham Weintraub e Carlos Alberto Decotelli. O novo ministro da Educação é militar da reserva do Exército e pastor da Igreja Presbiteriana de Santos.

Dados da Covid-19

O estado do Rio de Janeiro tem registrado até esta sexta-feira (10), 129.443 casos confirmados e 11.280 mortes por Covid-19. Há ainda 1.073 mortes em investigação. Na capital fluminense são confirmados  64.027 casos e  7.254 mortes Só nas favelas da cidade maravilhosa são 4.233 casos e 641 mortes, de acordo com Painel Unificador das Favelas do Rio, que contabiliza  suspeitos e confirmados a partir de um canal direto com a população. O Conjunto de Favelas da Maré é a comunidade carioca com o maior número de casos e mortes: 1.275 casos e  112 mortes.

Painel dos Invisíveis

Desde que a Covid-19 chegou ao Rio de Janeiro em março, a cidade tem visto uma curva ascendente sem sinais de estabilização. O impacto é particularmente sentido por moradores de favelas e periferias, onde uma imensa lista de fatores contribui para a transmissão e letalidade do vírus, como a histórica negligência do poder público, falta d’água, de geração de renda, de testagem e cuidados médicos, alta densidade dentro das moradias, entre outros. Diante desta realidade, diversos coletivos estão monitorando e identificando casos por iniciativas próprias, como o boletim De Olho no Corona!, da Redes da Maré. Semanalmente, um tema é proposto para o lançamento dos dados identificados pela equipe da organização. A partir dele, o Maré de Notícias produziu o Painel dos Invisíveis, um mapa das 16 favelas da Maré com seus respectivos casos e mortes suspeitas de Covid-19. O lançamento do Painel foi tema de uma live no Facebook. Confira aqui.

Caixa Eletrônico sem dinheiro

Muitos mareenses estão apreensivos com a fila enorme do Caixa Eletrônico perto a Avenida Brasil, próximo à Rua Bittencourt Sampaio, na Nova Holanda. A situação se repete com frequência e se agrava em dias de recebimento do auxílio emergencial. Moradores relatam que não são poucas as vezes que o dinheiro disponível nos caixas para saque acaba, em especial, nesses dias de pagamento do auxílio do governo.

Atendimento à população em situação de rua

O projeto Atenda realiza um trabalho de articulação com saúde e assistência para o cuidado às pessoas em situação de rua e usuários de crack e outras drogas do Centro de Atenção Psicossocial (Caps Ad III) Miriam Makeba. A iniciativa começou em 2017 na Maré, e em tempos de pandemia, o atendimento nas ruas e vielas das favelas mareenses tem sido fundamental. Nesta quinta-feira (09) a equipe atendeu a população em situação de rua que se encontrava na Rua Sargento Silva Nunes, na Nova Holanda, distribuindo máscaras e encaminhando os que tinham necessidade para a Clínica de Família Jeremias Moraes da Silva. O trabalho é feito às terças e quintas-feiras.

Reabertura X aumento de casos

A reabertura gradual das atividades econômicas na cidade e, consequentemente, nas favelas fez Ana Cláudia, Manipuladora de Alimentos e moradora da Nova Holanda, se surpreender com o aumento de mortes na Maré assim que as pessoas relaxaram nas medidas de isolamento social. “O comércio é algo de extrema necessidade, porém queria que nós tivéssemos plena consciência de fazer um bom uso do ambiente. Agora, o comércio está liberado, mas mesmo assim vamos tentar manter o distanciamento e a máscara”, aconselha Ana.

AMARÉDECASA

O projeto A Maré de casa está com votação aberta para a escolha de fotos. O projeto recebe fotos das janelas dos moradores das 16 favelas da Maré. As fotos com maior número de votos ganham prêmios a cada mês.  O site, além do seu voto, está recebendo contribuição para a próxima edição. 

Dicas Culturais

O rapper Black Alien, que acaba de lançar o disco Babylon by Gus Vol. 1 – O Ano do Macaco (Ao Vivo), estreia hoje à noite nas lives. A apresentação visa arrecadar fundos para a equipe do músico e para o projeto Backstage Invisível. Na programação do Sesc, transmitida pelo YouTube, hoje tem show de Roberta Campos, amanhã de Virgínia Rosa e, no domingo, de Margareth Menezes. 

No festival #CulturaEmCasa, o duo de Lívia Nestrovski com Fred Ferreira se apresenta hoje e amanhã é a vez da cantora Angela Ro Ro. Os atores Silvero Pereira e Gyl Giffony realizam o espetáculo Metrópole On-line hoje e amanhã pelo Centro de Artes da UFF.

Nenê do Zap

Não é incomum que os bebês coloquem mãos e pés na boca boa parte do tempo. Mas isso pode significar muito mais do que se imagina. Fique ligado na dica de hoje do Nenê do Zap.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca