Com datas estratégicas caindo durante a semana, este ano promete ter um calendário generoso para os cariocas e fluminenses
Com a ressaca das festas de fim de ano, a pergunta que fica é: “quando teremos mais descanso?” Para os cariocas e fluminenses, o ano de 2025 promete ser generoso quando o assunto é feriados prolongados. Com datas estratégicas caindo em segundas, terças, quintas e sextas-feiras, muitos trabalhadores e estudantes terão oportunidades de descansar ou planejar viagens rápidas com família e amigos. Além dos feriados nacionais, o Rio de Janeiro também conta com os feriados municipais e pontos facultativos que tornam o calendário ainda mais proveitoso.
Os chamados “feriadões” começam já no primeiro mês do ano, com o Dia de São Sebastião, em 20 de janeiro. Como a data cai em uma segunda-feira, para algumas pessoas é possível fazer planos emendados com o final de semana que antecede a data. O santo aclamado é o padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, e por este motivo, o feriado é somente para o município.
O clássico feriado de Carnaval também nos leva a sair da rotina e cair na folia, viajar ou apenas relaxar. Neste ano, a comemoração se inicia no primeiro dia do mês de Março, finalizando-se como de costume, na quarta-feira de cinzas.
Ainda no primeiro semestre do ano, teremos um feriado que se prolongará por até seis dias. Em abril, a semana santa abre portas para um descanso que começa na sexta (18) e só termina na quarta (23), no dia de São Jorge. A terça-feira (22) que intermedia as datas é ponto facultativo.
Os feriados estão intercalados por diversos meses e pode ser uma oportunidade para se planejar. Veja abaixo todos os feriados e pontos facultativos:
- 20 de janeiro (segunda-feira) — Dia de São Sebastião (feriado municipal)
- 3 de março (segunda-feira) — Carnaval (ponto facultativo)
- 4 de março (terça-feira) — Carnaval (feriado estadual)
- 5 de março (quarta-feira) — Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo)
- 18 de abril (sexta-feira) — Sexta-Feira Santa
- 20 de abril (domingo) — Páscoa
- 23 de abril (quarta-feira) — Dia de São Jorge (feriado estadual)
- 21 de abril (segunda-feira) — Tiradentes
- 19 de junho (quinta-feira) — Corpus Christi (ponto facultativo)
- 1º de maio (quinta-feira) — Dia do Trabalho
- 7 de setembro (domingo) — Independência do Brasil
- 12 de outubro (domingo) — Nossa Senhora Aparecida
- 28 de outubro (terça-feira) — Dia do Servidor Público (ponto facultativo)
- 2 de novembro (domingo) — Finados
- 15 de novembro (sábado) — Proclamação da República
- 20 de novembro (quinta-feira) — Dia da Consciência Negra
- 24 de dezembro (quarta-feira) — Véspera de Natal (ponto facultativo)
- 25 de dezembro (quinta-feira) — Natal
- 31 de dezembro (quarta-feira) — Véspera de Ano Novo (ponto facultativo)