O Maré de Notícias dá visibilidade aos acontecimentos da Maré, e também àqueles que impactam a vida dos 140 mil mareenses.
Fundado em 2009 pela Redes da Maré, o Maré de Notícias nasceu com a missão de informar para mobilizar a população do território. Em pouco tempo, se tornou um dos maiores jornais comunitários do Brasil com tiragem de 50 mil exemplares da versão impressa. Assim, o Maré de Notícias se consolidou como a principal oferta de informação de qualidade para os 140 mil moradores das 16 favelas da Maré.
O modelo de distribuição do jornal impresso é inédito no Brasil: feito em parceria com o Espaço Normal – projeto da Redes da Maré referência no atendimento à população em situação de rua e usuários de crack e outras drogas – desenvolvendo inserção social e visibilidade a uma população historicamente negligenciada pela sociedade.
Em 2017, o jornal lançou a versão online www.mareonline.com.br com produção de conteúdo diário com as temáticas já abordadas no impresso. Além de informação de qualidade, as pautas promovem cidadania e são instrumento de desenvolvimento sustentável da Maré, em áreas como saúde, meio ambiente, mobilidade urbana, direitos humanos, segurança pública, economia e comportamento.
Ser referência de comunicação comunitária junto aos moradores das 16 favelas da Maré, para as instituições públicas e privadas, não governamentais, formadores de opinião e profissionais de comunicação, como um veículo que atua na construção de novas narrativas que ampliem a visão sobre a população de favelas e periferias numa perspectiva de efetivação de direitos básicos e fundamentais desse contingente populacional.
Produzir e difundir conteúdos e narrativas que informem e mobilizem os moradores da Maré a partir do seu protagonismo e potencial para contribuir na superação das representações negativas e preconceituosas sobre as favelas veiculadas nas mídias hegemônicas. Instrumentalizar o morador com informação de qualidade visando uma opinião crítica para preservação e conquista de direitos, fomentando ações de longo prazo capazes de gerar mudanças que impactem na qualidade de vida dos 140 mil moradores da Maré e também de outras favelas.

Jéssica Pires | Coordenadora | Jornalista | Editora

Jéssica Pires é jornalista e comunicadora popular, mãe de Mariá. É graduada em Jornalismo com ênfase em Publicidade Afirmativa pela Escola Popular de Comunicação Crítica – ESPOCC/Observatório de Favelas, e possui especialização em Comunicação Estratégica. Atuou no jornal Maré de Notícias entre 2018 e 2024, sendo responsável, em 2019, pela cobertura de pautas relacionadas à segurança pública e pela coordenação do projeto entre 2022 e 2024. É cofundadora do coletivo audiovisual Amarévê, onde também atua como estrategista e produtora de conteúdo. Colaborou com a comunicação de organizações como o Fundo ELAS, a Movimentos e o Coletivo Papo Reto. Em 2024, integrou a equipe do programa Sem Censura, da TV Brasil, como pesquisadora. Atualmente, faz parte do núcleo de conteúdo da Comunicação Institucional da Redes da Maré, atua como Relações Públicas do ator, empresário e criador de conteúdo Raphael Vicente, e também é consultora de projetos na organização Narra.

Ana Paula Carvalho | Jornalista

É bacharela em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como Assistente de Programas na Anistia Internacional Brasil e como estagiária de jornalismo no The Intercept Brasil. Colaborou com reportagens para Notícia Preta, Ponte Jornalismo e Agência Narra.

Marco Costa | Jornalista

Formado em Jornalismo pela UniCarioca, comunicador e cria do Conjunto de Favelas da Maré. Atuou como repórter na CEDAE-RJ, social media no Conselho de Engenharia do Rio de Janeiro - CREA-RJ. Na pandemia, em 2020, liderou uma comunicação voluntária para empreendedores da Maré.

Douglas Lopes | Fotógrafo

Douglas Lopes é artista visual e fotógrafo da Maré (RJ). Atua desde 2013 com imagem e território, integrando a Redes da Maré. Assinou a direção de fotografia do documentário Marielle (Globoplay), premiado e exibido na Berlinale. Sua obra articula arte, resistência e memória coletiva nas favelas, explorando a imagem como ferramenta de denúncia, afeto e transformação social.

Affonso Dalua | Comunicador visual

Cria da Maré, artista multilinguagem, atuo a 10 anos como pesquisador de narrativas performáticas e imagéticas de LGBTQIAPN+ favelados, atuei como coordenador de comunicação dos festivais The Face Of Ball, Semana de Arte Favelada e Ballroom na Maré, sou cofundador e membro do Grupo Atiro e Entidade Maré, Coordenador de comunicação Entidade Maré, diagramador, designer gráfico, produtor de foto e vídeo do Jornal Maré de Notícias da Redes da Maré durante cinco anos onde fui coordenador do jornal no ano de 2024 e responsável pela comunicação do Eixo Direito a Segurança Pública e Acesso à Justiça da Redes da Maré

Thaís Magalhães | Produtora | Gestora de mídias

Thais Magalhães é estudante de Produção Cultural, fotógrafa, social media, filmmaker móbile, storymaker e trabalha como assistente de produção e comunicação da Redes da Maré desde 2021. Ajuda a produzir e desenvolver projetos como a Mostra Maré de Música, o Festival WOW e também atua na gestão de redes sociais da Redes da Maré e Mostra Maré de Música.

NOSSOS PARCEIROS