Representantes da Redes e do Colégio João Borges se reúnem com Secretário Estadual de Educação

Data:

Na pauta do encontro, balanço do primeiro ano e solicitação de recursos para o melhor funcionamento

 Em 13/12/2018 – Por Eliane Salles

Na última segunda-feira,10, os diretores da Redes da Maré, Andréia Martins e Edson Diniz, e o diretor do Colégio Estadual João Borges de Moraes, Marcelo Belfort, se reuniram com o Secretário Estadual de Educação, Wagner Victer e o subsecretário de Gestão de Ensino, Paulo Fortunato de Abreu.

 No encontro, foi feito um balanço sobre o funcionamento do Colégio durante o ano de 2018. O consenso foi de que, apesar das dificuldades enfrentadas, houve avanço no sentido de consolidar o Colégio João Borges como referência de educação integral na Maré.

Ainda durante a reunião, foi entregue ao Secretário Victer um relatório com as necessidades do Colégio para que ele possa ampliar o número de turmas em 2019. Questões como a melhoria no abastecimento de água, convocação de novos profissionais, mobiliário para novas salas de aula e a liberação de recursos adicionais para a escola foram assumidos pelo Secretário de Educação como compromissos no sentido de garantir uma educação de qualidade para os jovens moradores da Maré.

 Conquista

O Colégio João Borges de Moraes, que fica na Nova Holanda, na Maré, começou a funcionar em fevereiro de 2018, disponibilizando Ensino Médio em tempo integral, com ênfase em empreendedorismo aplicado ao mundo do trabalho.

O prédio onde a escola funciona estava desocupado há algum tempo. Uma parceria entre a Redes da Maré, a Secretaria Estadual de Educação e as Associações de Moradores foi fundamental para que o colégio passasse a funcionar.

Em 2018, 90 alunos cursaram o primeiro ano do Ensino Médio.  Em 2019, o colégio também disponibilizará turmas para o segundo ano. “O Colégio João Borges talvez seja o maiorcase de construção, de solução com a comunidade… Fico muito feliz que isso aconteça, demonstrando que quando se tem vontade… O difícil é aquilo que a gente não quer fazer”, afirmou Victer.

O secretário disse ainda acreditar que a nova gestão (ele deixa o cargo no fim de dezembro) apoie o crescimento e a manutenção do colégio. “Não tenho nenhuma dúvida que o apoio, independente da gestão que venha, vai continuar, até porque é um case [de sucesso a abertura e a atuação do colégio]. Quando é construído com muita vontade, com muitas mãos, é difícil alguém derrubar”. O Colégio João Borges conta com apoio da comunidade. Os moradores participam do dia a dia da escola e veem nela a possibilidade de um futuro melhor para seus filhos e filhas.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.