A necessidade de capacitação para atendimento à pessoas LGBTQIAPN+ na Maré

Data:

Os benefícios do investimento em diversidade nos negócios

Gabriel Hortsh

No cenário do empreendedorismo da Maré, onde a diversidade é tão rica quanto as opções que dominam os cardápios dos bares e restaurantes, surge uma verdade incontestável: o respeito não apenas enriquece as relações, mas também impulsiona o sucesso financeiro dos estabelecimentos locais. 

De acordo com o Censo de Empreendimentos da Maré (2014), há 3.182 empreendimentos nas 16 favelas. Desses, 1.118 (37,9%) são voltados para o setor de alimentos e bebidas. Diante dessa realidade, a necessidade de capacitação LGBTQIAPN+ nos negócios se apresenta como um investimento não apenas na promoção da igualdade, mas também na construção de ambientes mais acolhedores, inovadores e lucrativos. Você sabe quais os benefícios que a inclusão e a formação específica trazem para o comércio local?

Nunca é tarde para aprender

Orientação sexual: É sobre a atração emocional, romântica ou sexual que uma pessoa sente em relação a outras pessoas. Ou seja: É como escolher o sabor do sorvete que você gosta. Algumas pessoas gostam do sabor de uva (gostam de pessoas do sexo oposto), outras preferem o sabor de melancia (gostam de pessoas do mesmo sexo), e algumas gostam de um mix de sabores, como napolitano (gostam de pessoas de mais de um sexo). É sobre sentir um gostinho especial por alguém. Exemplo: Heterossexualidade: Atração por pessoas do sexo oposto. Homossexualidade: Atração por pessoas do mesmo sexo. Bissexualidade: Atração por pessoas de mais de um sexo. Pansexualidade: Atração por pessoas independentemente do gênero.

Identidade de gênero: É sobre se sentir e reconhecer como homem, mulher, ou outra identidade. Ou seja: Pense na identidade de gênero como a casquinha do sorvete. Às vezes, a casquinha é de chocolate (quando a identidade de gênero é igual ao que as pessoas esperam e determinam quando você nasce), mas, para algumas pessoas, a casquinha pode ser diferente, como de morango (quando a identidade de gênero é diferente do que as pessoas pensaram inicialmente). Exemplo: Alguém pode se identificar como cisgênero, significando que sua identidade de gênero corresponde ao sexo atribuído no nascimento, ou como transgênero, significando que a identidade de gênero é diferente do sexo atribuído no nascimento.

A orientação sexual está relacionada ao desejo romântico ou sexual de uma pessoa, enquanto a identidade de gênero está relacionada à profunda compreensão que ela tem de seu próprio gênero.

A diversidade é aliada de qualquer empreendedor

Combater a transfobia no comércio requer estratégias que promovam a inclusão e a conscientização. Pensar nisso pode alavancar seu negócio, ignorar pode impedi-lo de crescer. Fazer a egípcia, no sentido de ignorar os problemas, pode contribuir para um ciclo de violência prejudicial a muitas pessoas. Vamos mudar este cenário?

Treinamento: Oferecer treinamentos para funcionários sobre diversidade, identidade de gênero e sensibilização à transfobia. Isso pode promover o entendimento e a empatia.

Equipe: Buscar ativamente a diversificação das equipes, garantindo a presença de pessoas de diferentes identidades de gênero. Melhor do que levantar a bandeira, é vermos ela representada nas equipes, isso ajuda a criar ambientes mais inclusivos.

Parcerias: Colaborar com organizações locais LGBTQIAPN+ para obter orientação e apoio na criação de ambientes inclusivos. Muitos grupos e instituições na Maré promovem a diversidade. Você já conhece a história da instituição Grupo Conexão G (@conexaog) ou o projeto Entidade (@entidademare)?

Estas são apenas algumas das inúmeras práticas que você pode implementar. Agora é o momento de agir! Transformar a realidade no seu estabelecimento não só fortalece a sua marca, mas também contribui para a construção de uma comunidade mais justa e acolhedora na Maré. Vamos juntos construir esse caminho de respeito e prosperidade.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca